Forte terremoto no Mar Egeu atinge a costa da Turquia e é sentido na Grécia

Um forte terremoto, com epicentro no Mar Egeu, atingiu hoje (30) a costa da Turquia e foi sentido também na Grécia. Foram registrados danos em estruturas e quedas de edifícios na província turca de Esmirna, que sofre agora com um tsunami de menor escala.

Imagens de redes sociais mostram a destruição e o avanço do mar pela província turca, terceira maior cidade do país, que fica na costa mediterrânica. Ainda não há relatos oficiais sobre vítimas da tragédia.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de magnitude 7.0 teve epicentro a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros. Já o órgão turco para geologia diz que o tremor foi de 6.6.

O tremor foi sentido também em Istambul e na capital grega Atenas. Habitantes de ilhas gregas como Samos estão sendo orientados a se afastarem de regiões costeiras, segundo Efthymios Lekkas, diretor de uma organização grega para planejamento antissísmico.

Nos Evangelhos de Mateus e Lucas, o Mar Egeu é citado como o lugar onde “pescadores de homens”, evangelizadores das boas novas do reino de Deus, fizeram discípulos cristãos.



*matéria atualizada às 10:46


Siga-nos