Plataforma de estudos do município do Rio já teve mais de 7 milhões de acessos

A plataforma de estudos SME Carioca 2020, para alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, acaba de ultrapassar a marca dos 7 milhões de acessos. A ferramenta digital tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina continuarem os estudos em casa neste período de suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19.

 Lançada em março, logo assim que as aulas foram suspensas, a plataforma SME Carioca 2020 pode ser acessada por meio do aplicativo Escola.Rio, que dispõe de internet gratuita aos alunos da rede municipal. As atividades também podem ser baixadas via celular e computador pelo endereço eletrônico AQUI.

Uma das novidades recentes da plataforma de estudos foi a transformação dos podcasts em videoaulas. O professor elaborador agora tem um tempo maior para desenvolver o tema, fazer um resumo e, ao final, lançar desafios. Esta semana, por exemplo, as turmas do 5º ano estão aprendendo na aula de Língua Portuguesa o que é uma fábula.

 A Secretaria Municipal de Educação oferece uma série de outros recursos para os alunos estudarem durante o período de suspensão das aulas. O conteúdo didático também está disponível no site da MultiRio – produtora audiovisual de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar – que ainda disponibiliza aulas virtuais. As videoaulas da Escola.Rio são exibidas na TV aberta, tanto na TV Band quanto na TV Escola. A programação detalhada pode ser vista no portal da MultiRio

Além disso, os professores da Rede Municipal de Ensino também estão repassando conteúdos e atividades por meio de redes sociais, como Youtube, Facebook e Whatsapp.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve ainda conteúdos específicos para a plataforma de aulas digitais da Microsoft Teams. A plataforma de matemática, acessível pelo sistema Matific, também está disponível para os alunos.

Para os alunos que tiverem alguma dificuldade em acessar o conteúdo digital, a Secretaria Municipal de Educação elaborou uma logística para a entrega desse conteúdo aos estudantes.

Como estudar pela MultiRio

O Material de Complementação Escolar, com vários recursos de apoio pedagógico ligados aos conteúdos curriculares dos anos de Escolaridade da Educação Básica, estão disponíveis no site da MultiRio. O livro do Material Didático Escolar também está aberto para consultas no Portal da MultiRio. Vale consultar abas como Multiclube, com conteúdos voltados para diferentes faixas etárias e que reúne o acervo audiovisual, jogos, publicações, reportagens e notícias; o Assista, onde estão disponíveis conteúdos áudio visuais; as redes sociais – Facebook, Instagram (@multirio_oficial) e Twitter (@multirio) e no canal 546 da Net. A MultiRio, vinculada à SME, é uma produtora de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar.


Siga-nos