Bebê espanhol nasce com anticorpos para Covid-19 Na Espanha, um bebê recém-nascido foi diagnosticado com a presença de anticorpos contra a Covid-19. De acordo com o Gabinete de Comunicação do município espanhol de Aragón, a descoberta foi feita após os pais da criança pedirem a realização de um teste PCR, em que são coletadas amostras do nariz ou da garganta com cotonetes.

O resultado deu negativo para o novo coronavírus, após ser respeitado o protocolo de 48 horas. Antes, o teste havia sido positivo.

Segundo o porta-voz do Hospital Universitário San Jorge de Huesca, o fato de a criança ter nascido com anticorpos contra a doença é muito anormal e deixou todos surpresos.

Os casos relatados de transmissão de anticorpos da mãe para o bebê são raros no mundo. O mais frequente é a presença do vírus no recém-nascido, que pode acontecer até pela contaminação do ambiente.

Recém-nascidos não são capazes de gerar por si próprios a imunidade contra a covid-19. Por isso, a informação reforça a tese de transmissão dos anticorpos pela placenta, a chamada transmissão vertical, já que a mãe do bebê havia testado positivo ao dar entrada na maternidade.