Temporal pode atingir o Rio de Janeiro até domingo

O temporal que atingiu as regiões dos Lagos e Serrana, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (28) pode se espalhar hoje por todo o Estado do Rio de Janeiro. O tempo deverá seguir chuvoso até domingo (1º), com riscos de pancadas de chuva hoje (29) à tarde e à noite. Segundo o Instituto Climatempo, a máxima na cidade do Rio deve chegar aos 35ºC.

Um temporal atingiu a Região Serrana do estado ontem (28), especialmente a cidade de Nova Friburgo, com chuva de granizo e quedas de árvores. A previsão para a região é de mais chuva até o fim de semana devido à passagem de uma frente fria.

Criança morre atingida por raio

Uma criança de 4 anos morreu ontem após ser atingida por um raio na praia da Boca da Barra, em Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos. Quando o resgate chegou, a menina já estava sem vida, segundo a equipe que tentou reanimá-la no caminho para a UPA do Âncora.

Maria Clara estava acompanhada da vó e da irmã mais velha quando foi atingida pelo raio. Testemunhas contaram que o tempo já estava muito fechado no momento do incidente e a chuva começou logo depois.

A prefeitura de Rio das Ostras informou que "a menor deu entrada na UPA e a equipe não conseguiu a reanimação". Um homem também foi atingido na perna, mas passa bem.

Riscos e cuidados com raios

O Brasil é o recordista mundial em incidência de raios, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Para evitar ser atingido, as autoridades recomendam manter distância de estruturas altas como torres, postes e árvores, e também de fiação e estruturas metálicas.

Espaços abertos como praias e campos de futebol, além de locais altos como morros e coberturas de prédios, são locais de alto risco durante a ocorrência de raios.



*por Gabriel Lobo sob supervisão de Marcia Pinheiro


Siga-nos