Hospital no Rio realiza campanha de doação de sangue nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio vai retomar a campanha de doação de sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge. A ação será realizada na própria unidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, nesta quarta-feira (14), das 10h às 15h. O Lourenço Jorge, que no ano passadorecebeu o prêmio Hemorio como a Unidade Destaque em relação ao número de bolsas coletadas, está com os estoques baixos. Por conta do novo coronavírus, não foi possível realizar a ação até agora e há risco de desabastecimento.



A campanha de doação de sangue no Lourenço Jorge acontece três vezes ao ano e, em média, consegue 300 bolsas. Este ano, no entanto, a campanha prevista para maio precisou ser adiada como medida preventiva de combate à Covid-19. A meta da próxima ação é atingir pelo menos 100 bolsas. Todos os cuidados referentes ao combate ao coronavírus foram adotados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.



Esta é a 21ª edição da campanha, que conta com a parceria do Hemorio. Cada bolsa coletada gera quatro hemocomponentes. Com as 100 bolsas arrecadadas, até 400 pacientes poderão ser beneficiados.



É importante destacar que doar sangue é seguro. Em 24h o organismo do doador começa a recompor algumas das substâncias que foram retiradas, e dentro de 8 semanas, para homens, e 12 para as mulheres, o sangue já está igual ao período anterior à doação.



Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar com a autorização do responsável, ter mais de 50 kg. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings e mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para poder doar sangue. Já quem tem alguma doença transmissível não pode participar. Para mais informações acesse aqui.



SERVIÇO:

AÇÃO: Doação de Sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge

DATA: 14/10

HORA: 10h ÀS 15h