Ouça aqui a Rádio Melodia!

Angústia, destruidora de sonhos (Davi desabafando) - Salmos 18.6 - "Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos".

(Asafe – profetizando) Salmos 50.15 - "Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás".

(Davi – Agradecendo) Salmos 59.16 - "Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia".

(Davi – orando) Salmos 86.7 - "No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes'.

(Salmista desconhecido – uma oração confiante) Salmos 91.15 - "Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei".

(Salmo que enfatiza o que fazer na angústia) Salmos 107.6, 13, 19 e 28 - "Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações".

Lendo estas passagens bíblicas aprendemos uma grande lição: não podemos fugir da angústia; não podemos permitir que ela nos domine.

Características da Angústia.
1. "Abafamento", insegurança.
2. Mal humor.
3. Ressentimento (sentir novamente; mostrar-se ofendido).
4. Ferida na alma (emoções danificadas).

Obs. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.

Como se chega até a angústia?
1. Através de uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância adversa).
2. Também pode-se chegar à angústia através de lembranças traumáticas.
3. Quando nos sentimos ameaçado. Perigos reais (situação, circunstância).
4. Ou em estados paranóicos. Perigos imaginários (consequências temidas).

A angústia pode causar problemas muito sérios, quando a busca por soluções se torna descontrolada, a qualquer custo. Salmos 119.92 - "Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia".

Duas grandes perguntas a serem respondidas:

1. Como não se deixar dominar pela angústia?
• O ideal é que nos aproximemos mais ainda dos amigos e da família, embora a tendência seja o isolamento.
• Tentar resolver qualquer situação emocional sozinho é um grande erro que cometemos. Eclesiastes 4.9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; aí, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.
• Porque na maioria das vezes estamos vendo tudo pela ótica errada.
• Somente as pessoas que nos amam têm a coragem de nos dizer o que pensam.
• Também são as únicas que estarão sempre conosco. Provérbios 17.17 Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
• Acima de tudo devemos recorrer para Deus. Pois só dele, pode vir à resposta certa para nossas vidas. Provérbios 16:1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

2. Por que não podemos deixar a angústia nos dominar?
Resposta: Ela é capaz de destruir os nossos sonhos se não for contida.

Qual o significado de sonho?
A dois tipos de sonho:
Literalmente: conjunto de ideias e imagens mais ou menos confusas e incoerente, que se apresentam ao espírito durante o sono;
O sonho que é a batalha da existência.
Porém não é sobre esse tipo sonho que queremos falar, e sim sobre o sonho que inspiram o poeta, animam o escritor, abre a inteligência do cientista e dar ousadia ao líder.

Palavras de um pensador!
Se os teus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.
Às vezes temos muitos desejos e poucos sonhos. Desejos não resiste as dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.

Somos tão criativos que quando não temos problemas nós os inventamos. Alguns são especialista em sofrer por coisas que eles mesmos criaram.

s