Clubes fundados por metodistas lideram Campeonato Inglês Se aqui no Brasil é comum ver jogadores de futebol manifestando sua fé em Jesus Cristo, na Inglaterra a relação entre o Cristianismo e o futebol é ainda mais estreita e vem de longa data. Na Terra da Rainha os dois times que atualmente lideram o Campeonato Inglês foram fundados por metodistas.

O Everton, segundo colocado no Campeonato Inglês com 12 pontos, é um dos times mais tradicionais do futebol inglês. Foi fundado em 1878, como Saint-Domingo FC, pois, seus fundadores eram frequentadores da Igreja Metodista de São Domingo. Porém, em 1879, o time mudou de nome, passando a se chamar Everton Football Club, em referência ao distrito de Everton, localizado em Liverpool.

O líder tem dois jogadores brasileiros atualmente no elenco: Bernard e Richarlison, convocado para Seleção Brasileira.

Segundo colocado na tabela com 9 pontos, o Aston Villa é outro time inglês fundado por metodistas. A Capela “Wesleyana Villa Cross” é significativa na história do Aston Villa Football Club, que foi fundado por membros da equipe de críquete da Capela em busca de um esporte para praticar durante os meses de inverno.

O prédio na George Street e na Lozells Road foi demolido em 2008 e foi substituído pela Igreja de Deus do Novo Testamento, em Handsworth.

Origem
o Movimento Metodista surgiu na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de estudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Carlos Wesley, passaram a se reunir para o cultivo da piedade cristã, através da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. João Wesley iniciou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial Anglicana. Esse grupo, conhecido inicialmente como "Clube Santo", marcou sua identidade pelo método: dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia e oração, dia de visitar os presos, etc...Por causa dessa organização, esse grupo foi "apelidado" de Metodistas, quer dizer, aqueles que têm método.