Fiocruz cadastra voluntários para participar de estudo de vacina para a prevenção da Covid-19

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está cadastrando pessoas interessadas em participar de estudos de vacina para a prevenção da Covid-19. Para participar os candidatos devem ser maiores de 18 anos e morar na região metropolitana do Rio de Janeiro.



No ato da inscrição é solicitado que o interessado preencha um cadastro detalhando informações pessoais sobre moradia, trabalho e saúde (passada e atual), além de informações de contato. Suas respostas serão utilizadas para avaliar a sua participação nos próximos estudos. 



Para candidatar-se clique aqui!



No início deste mês, a Fundação Oswaldo Cruz assinou o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) com a AstraZeneca, que detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A assinatura eletrônica ocorreu no dia 8 de setembro e foi formalizada no dia seguinte, em reunião com representantes de ambas as instituições. 



A Etec garante ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) o acesso a 100,4 milhões de doses do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o processamento final (formulação, envase, rotulagem e embalagem) e controle de qualidade, ao mesmo tempo em que garante à Fiocruz a transferência total da tecnologia, conforme estabelecido no Memorando de Entendimento assinado em 31 de julho entre as partes. A produção da vacina, denominada ChAdOx1 nCoV-19, está sendo viabilizada pela MP 994/2020, publicada em 7 de agosto, que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para o Ministério da Saúde. 



Um segundo contrato, específico para a transferência de tecnologia, com detalhes tecnológicos e definição de cronograma está em estágio avançado de discussão.