Publicidade

Onda de frio atinge Sul, Sudeste e Centro-Oeste Uma massa de ar polar intensa leva frio à região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste. As baixas temperaturas são esperadas até no Norte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Temperaturas abaixo de 0 graus Celsius (ºC) devem ser registradas nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos três estados, a previsão é de que os termômetros registrem -5 ºC até o domingo (7). Nas outras regiões, o frio mais intenso deve ocorrer nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no final de semana. As mínimas previstas para as primeiras horas chegam a 5 °C.

Na região Sul, o pico de frio deve ocorrer até sábado (06). Nas outras regiões, as temperaturas mais baixas serão no final de semana com aumento gradual a partir da próxima segunda-feira (8).
No Rio de Janeiro, a previsão é de que o frio aumente, com fortes rajadas de vento e ressaca nas praias cariocas.

Para hoje, a previsão é de chuva mais volumosa, que devem chegar aos 30mm. O vento também pode ser forte, chegando aos 60km/h. No sábado, a chuva dá uma trégua aos cariocas e o frio aumenta. A temperatura não deve passar dos 20°, tendo como mínima os 14°. A sensação pode ser ainda menor, já que os ventos podem chegar aos 80km/h.

No domingo (7), a previsão é de névoa e a madrugada mais fria do ano no Rio. Segundo a previsão, os termômetros podem chegar a 13º durante a noite e a 20º durante o dia.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), fez um alerta para que, durante o período de baixas temperaturas, seja oferecida atenção especial à população mais vulnerável (doentes, moradores de rua, idosos e crianças).

A população deve se manter agasalhada, beber bastante líquido e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas. Tais medidas previnem doenças respiratórias como gripe, resfriados e pneumonia. Nas noites mais frias, animais domésticos também devem ficar abrigados.