Homem que afirma ser Jesus Cristo é preso na Rússia

As imagens mostram uma grande operação de estilo militar com quatro helicópteros e dezenas de soldados fortemente armados invadindo um complexo remoto chamado Sun City, na Sibéria.

O líder da seita que habita Sun City se chama Sergei Torop - conhecido como Vissarion - um ex-recruta do Exército Vermelho e policial de trânsito que alegou ter renascido em 1990 como a reencarnação literal do filho de Deus.

Ao lado de seu assessor mais próximo, Vadim Redkin, um ex-músico de rock, Torop, de 59 anos, foi detido e levado sob guarda armada.

A operação parecia envolver a Guarda Nacional Russa, uma força sob o comando de Vladimir Putin, mas também o serviço de segurança do FSB e o Comitê de Investigação.

Vídeos divulgados por membros da seita mostraram oficiais das forças especiais mascarados com metralhadoras de combate no território do grupo no remoto distrito de Kuraginsky na região de Krasnoyarsk, na Sibéria. Outros oficiais pareciam estar à paisana.

Segundo testemunhas, os dois foram colocados em helicópteros e levados para uma direção desconhecida".

O grupo - que está proibido de fumar e beber álcool - está na Sibéria há anos e não está claro por que as autoridades russas agiram agora em uma operação matinal.

Há três anos, Torop disse à BBC: "Temos uma escola de donzelas nobres aqui. Estamos preparando as meninas para se tornarem futuras esposas, futuras noivas de homens dignos.

"Ela tem que entender para não se elevar acima do homem, não ter orgulho de sua independência, mas ser tímida, discreta e fraca."

O líder da seita tem duas esposas e seis filhos. Ele rejeitou sua primeira esposa, casando-se com uma jovem de 19 anos que morava com ele desde os sete.

Ele morava em um chalé confortável, enquanto seus seguidores moram em cabanas de madeira em uma das regiões mais frias da Rússia, com temperaturas de menos 50ºC no inverno.

Torop afirmou ter tido um despertar após ter sido despedido como policial de trânsito noturno na cidade siberiana de Minusinsk.

Ele disse que Deus o enviou à Terra para ensinar a humanidade sobre os males da guerra e a devastação que estávamos causando ao meio ambiente.

O líder da seita aboliu o Natal, substituindo-o pelo aniversário da data de seu primeiro sermão, 18 de agosto. Ele afirma que Maria, mãe de Jesus, é sua própria mãe.

No entanto, os registros oficiais mostram que sua mãe biológica se chamava Nadyezhda.