Sebrae RJ ajuda micro e pequenas empresas com cursos gratuitos Diante da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, o Sebrae Rio mantém a busca por soluções que possam apoiar as micro e pequenas empresas fluminenses a fortalecer a sua capacidade competitiva.

Desta forma, a instituição está oferecendo Consultorias Online, 100% gratuitas sobre Marketing Digital, Planejamento Empresarial e Finanças. Especializadas, cada consultoria tem duração de 6 horas e são voltadas para microempresas e empresas de pequeno porte. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://lp.absuite.com.br/lp/EAZ/consultoria-online

Logo no início da pandemia, como piloto, o Sebrae Rio ofertou consultorias online para os empresários fluminenses. Neste período, foram atendidas cerca de 1.700 empresas e a experiência demonstrou quais as temáticas mais procuradas, ou seja, as que estão disponíveis nesta segunda fase.

O empresário Mário Giovanelli, da Gio Conveniências, localizada na Barra da Tijuca, participou, na ocasião, da consultoria de marketing digital para a implementação de um delivery. "Através do trabalho de consultoria realizado no fim de abril, bem no meio da pandemia, uma semente brotou. Hoje já estamos com delivery próprio funcionando, além do Zé Delivery, Ifood e Rappi, terminamos o mês de agosto com 1.100 pedidos."

Já Cláudio Erthal Júnior, da Sistal Monitoramento Eletrônico e Comércio de Equipamento Eletrônico, em Nova Friburgo, disse que a consultoria ajudou de forma significativa na estratégia de marketing digital da sua empresa. "Apesar de gratuita e não presencial, não deixou nada a desejar tanto em conteúdo como no formato de atendimento."

A Consultoria Online Marketing Digital orienta os empresários para que possam entender como o uso das plataformas online podem ser úteis para reposicionar o negócio durante a pandemia, além de apoiar a estruturação e implantação de loja virtual, analisar custos x benefícios que envolvem as campanhas de marketing digital, entre outras questões.

Já a Consultoria Online Finanças auxilia na revisão dos custos fixos e variáveis, planeja a saúde financeira do negócio e identifica as linhas de crédito mais adequadas à realidade da empresa e como acessá-las.

"Na primeira consulta, levantamos alguns dados para elaborar uma planilha para a formação de preço que, agora, está sendo colocada em prática no nosso dia a dia e serve de base para a continuidade do processo produtivo e financeiro da empresa", ressalta Paulo Sérgio de Castro Mazotto, da Mazotto Embalagens, empresa do município de Porciúncula, Noroeste Fluminense.

Um outro exemplo é de Nova Iguaçu. O empresário Paulo Cesar do Amaral, da Odonto Company, participou da consultoria em gestão financeira, identificou várias oportunidades de melhoria para o seu negócio e disse que agora fará inscrição para a de marketing digital.

A Consultoria Online de Planejamento Empresarial tem por objetivo auxiliar o empresário para que identifique as principais vantagens, dificuldades, ameaças e oportunidade para superar esse momento de crise, podendo incluir ou não a readequação do modelo de negócio da empresa, além de um plano de ações a serem implementadas.