Batismo no Rio Jordão marca vida de celebridades Várias celebridades já tiveram a experiência de serem batizadas no Rio Jordão, o local onde segundo a Bíblia João Batista batizou Jesus Cristo. Mais que simbólico, o momento tem marcado muitas vidas. Uma delas é a atriz Luiza Tomé, que compartilhou em sua conta do Instagram a lembrança do momento de seu batismo nas águas do rio, em Jerusalém. A atriz falou sobre a sensação que teve quando passou pela experiência.

"Lembrança de quando fui batizada no Rio Jordão, então entendo bem o filme que postei de quando vamos a primeira vez num culto", comentou.

“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (Mateus 3.13-17)

O batismo de Jesus é sem dúvidas inspirador. Além de Luiza, vários outros também passaram pelo mesmo momento como o falecido apresentador Gugu Liberato, o jogador de futebol brasileiro William, o cantor Wesley Safadão. O presidente Jair Bolsonaro também passou pela experiência quando ainda era deputado federal.

A cantora pop Demi Lovato também já mergulhou no Rio Jordão. A experiência aconteceu durante sua luta contra a dependência química.

"Eu sou uma cantora americana. Fui criada no cristianismo e tenho ancestrais judeus. Quando me ofereceram uma oportunidade incrível de visitar os lugares sobre os quais li na Bíblia, eu disse que sim. Há algo absolutamente mágico em Israel. Nunca senti um senso de espiritualidade ou conexão com Deus, algo que sinto falta há alguns anos. A espiritualidade é tão importante para mim, ser batizado no rio Jordão, o mesmo lugar que Jesus foi batizado. Nunca me senti mais renovada em minha vida. Esta viagem foi muito importante para o meu bem-estar, coração e alma. Sou grata pelas lembranças feitas e pela oportunidade de poder preencher o buraco do tamanho de Deus em meu coração. Obrigado por me receber, Israel", disse Demi Lovato.

Localização
O Rio Jordão é o rio mais baixo do mundo. Ele deságua no mar Morto, 400 metros abaixo do nível do mar. É um rio importante não só para os cristãos, mas também para judeus e muçulmanos, pois está localizado em uma área considerada sagrada pelas três religiões.

O Jordão tem mais de 360 quilômetros de comprimento. Ele nasce nas encostas do monte Hermon, na fronteira do Líbano com a Síria, e corre para o sul, através do norte de Israel, até o mar da Galileia. Ali, o rio cai abruptamente para 209 metros abaixo do nível do mar.

Ao sul do mar da Galileia, o rio Jordão separa a Jordânia, no leste, de Israel e da Cisjordânia (ocupada pelos israelenses), no oeste. Ele corre através de um vale estreito e profundo com encostas íngremes, até por fim desaguar no mar Morto.

Viagem à Terra Santa

Terra Santa para os cristãos, Israel para os judeus e Palestina para muçulmanos e árabes. Um dos momentos mais esperados da viagem a Israel é o de mergulhar nas águas do Rio Jordão. Não se sabe exatamente se foi em Yardenit que o batismo de Cristo ocorreu, mas são as “águas sagradas” das Escrituras e isso já deixa qualquer um feliz e curioso. Entrar no rio sem camisa ou de trajes de banho, nem pensar. É preciso alugar uma túnica branca e colocar por cima da roupa. O preço, incluindo toalha, é de 10 dólares.
 
No local, uma multidão aguarda para se batizar ou rebatizar: ali estão muitos grupos de religiosos interessados nesse momento especial.
 
Ir à Terra Santa e não trazer para os amigos um vidrinho da água do Jordão poderia ser considerado até pecado. E muita gente ainda pede um pouquinho de terra. Lá são vendidos vidrinhos, vidrões e até galões com o líquido. É possível também comprar os recipientes e enchê-los calmamente.

A região é a mesma onde o Messias andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes e fez o Sermão da Montanha. Motivos de sobra para encher o coração de alegrias e os os olhos de lágrimas.