Casal cristão entra para o Livro dos Recordes como o mais antigo do mundo Casados há 79 anos, um homem e uma mulher equatorianos somam juntos quase 215 anos. Eles estabeleceram um novo recorde mundial no Guinness Book por ser o casal com vida mais longa.

Segundo a revista People, Julio Mora e Waldramina Quinteros se casaram em fevereiro de 1941, união que contrariou a vontade de sua família.

Agora eles formam o casal mais velho de todo o mundo. Mora tem 110 anos e Quinteros, 104.

"Para nós, Julio Cesar e Waldramina, é uma grande honra e orgulho ter um título do Guinness World Records, porque é o maior prêmio que o mundo reconhece", disse o casal em comunicado ao livro dos recordes.

“A fórmula secreta = amor + maturidade + respeito mútuo”, acrescentaram.

O casal se casou na primeira igreja, La Iglesia de El Belen, que os espanhóis construíram em Quito, capital do Equador, onde residem. Juntos, eles tiveram cinco filhos, o mais velho morreu quando ele tinha 58 anos. Eles também são avós de 11, bisavós de 21 e tataravós de um.

“O amor e a maturidade que tínhamos como casal desde o início do casamento nos permitiram nos conhecer e crescer emocionalmente para definir nosso futuro”, disseram.

“Não foi fácil porque os nossos familiares não tinham uma boa relação, mas com tempo e paciência conseguimos uni-los e tornamo-nos um exemplo e a melhor referência para as gerações mais novas”.

Tanto Mora quanto Quinteros são professores aposentados. Eles receberam a certificação do Guinness pelo seu recorde no início deste mês.

“A unidade familiar sob as regras do amor, respeito mútuo, trabalho honesto e educação adequada baseada nos valores familiares são as chaves para uma coexistência saudável”, disse o casal.

Devido às restrições do coronavírus, o casal não conseguiu ter contato com a família, disse uma de suas filhas à agência de notícias Associated Press.

“Há um mês eles estão diferentes, mais abatidos porque sentem falta de grandes reuniões familiares", disse ela.

O casal acrescentou: “É verdade que neste momento está difícil porque estamos oprimidos pela pandemia que atinge o mundo e ainda não temos uma solução. Porém, é o primeiro passo para seguirmos as regras com respeito e amor à vida."

O casal equatoriano quebrou o recorde anteriormente listado de John e Charlotte Henderson de Austin, Texas, que têm uma idade combinada de 212 anos e 52 dias.