Montadora tem 24h para mudar propaganda enganosa A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ingressou com uma ação civil pública na Justiça contra a Fiat Chrysler Automóveis Brasil por propaganda enganosa e descumprimento de oferta na compra do veículo Jeep Compass 2019.

Em comercial, a empresa garante o pagamento de 100% do valor da tabela Fipe no carro seminovo do cliente, na compra de um veículo 0Km. No entanto, outras condições não apresentadas no anúncio são apresentadas ao comprador no ato da negociação. Entre outras condições, a compra só é concretizada se o veículo tiver menos de um ano de utilização e se for avaliado em até R$ 80 mil.

Dessa forma, a liminar concedida a partir da coordenadoria jurídica da Codecon determina a mudança na propaganda em até 24 horas, com a apresentação de todas as condicionantes da promoção, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

“Ficamos felizes que o Judiciário tenha entendido a gravidade do assunto e concedido em tempo recorde uma liminar que fizesse cessar a irregularidade cometida pela empresa. A comissão está sempre atenta aos abusos contra os consumidores e essa situação chamou atenção por se tratar de uma propaganda enganosa que criava no cidadão uma expectativa de compra que não correspondia com a verdade”, declarou o deputado Fábio Silva (DEM), presidente da Codecon.

A Fiat Chrysler Automóveis Brasil respondeu que ainda não foi comunicada sobre o teor da mencionada decisão judicial e reiterou sua posição de compromisso e respeito com o Consumidor.

O atendimento presencial da Codecon à população fica no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega 8, no Centro do Rio. Os serviços funcionam nos dias úteis, das 10h às 17h. A comissão recebe também demandas do cidadão por meio do seu site e do Disque Defesa do Consumidor (0800-282-7060).