Trens do Rio têm redução de intervalos nos horários de pico A partir de hoje (12), serão realizados ajustes na operação do ramal Japeri, com o objetivo de melhor atender a demanda de clientes e manter a taxa de ocupação dos trens abaixo de 50%, conforme determina o decreto estadual 46.973. Haverá redução dos intervalos nos horários de maior procura pelos trens (entre 6h e 10h e entre 17h e 19h). A mudança vai proporcionar 5 mil lugares a mais na faixa entre 5h e 7h. Além disso, também foi alterado o primeiro trem de Nova Iguaçu para a Central do Brasil para às 4h17.

Os clientes estão sendo informados sobre as mudanças e sobre os novos intervalos por meio do sistema de áudio das estações, pelo site e pelos perfis da concessionária nas redes sociais. Para mais informações, os passageiros também podem consultar o SuperVia Fone (0800 726 9494).

Mesmo com a flexibilização do isolamento social, a SuperVia ainda tem transportado uma média de 300 mil passageiros por dia, metade do que transportava antes da pandemia da Covid-19. A concessionária tem ajustado a operação de acordo com a nova realidade e com os novos hábitos dos clientes, sempre levando em conta as orientações das autoridades de saúde e as determinações do poder púbico.

Na manhã desta quarta-feira, a circulação dos trens segue de acordo com os intervalos abaixo, levando-se em conta a faixa de pico de cada ramal:
Deodoro – Santa Cruz (pico de 5h às 8h)

Trens paradores
Entre Santa Cruz e Benjamim do Monte – intervalo médio de 18 minutos
Entre Campo Grande e Central do Brasil – intervalo médio de 9 minutos

As estações Deodoro, Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã e São Cristóvão também são atendidas pelos trens expressos do ramal Japeri, com intervalo médio de 7 minutos.

Das 10h às 15h, serão realizados serviços de manutenção em cabos da rede aérea, no trecho entre as estações Paciência e Santa Cruz, sem alteração na circulação dos trens.

Ramal Japeri (pico de 5h às 7h)

Trens expressos
Entre Central e Nova Iguaçu – Intervalo médio de 6,5 minutos
Entre Nova Iguaçu e Japeri – Intervalo médio de 13 minutos

Ramal Belford Roxo (pico de 6h às 8h)

Trens paradores – Intervalo médio de 23 minutos
Ramal Saracuruna (pico de 5h às 8h)
Central a Gramacho - intervalo médio de 10 minutos
Gramacho a Saracuruna - intervalo médio de 23 minutos