Eclipse solar será apenas parcial no Brasil Um eclipse solar total poderá ser observado hoje, incluindo Argentina e Chile. Em áreas próximas, como o Brasil será possível contemplar o fenômeno apenas de forma parcial. De acordo com a NASA, a Lua vai cobrir a Terra por cerca de cinco minutos no fim da tarde de terça-feira (02).

No Brasil, A Lua deve começar a encobrir o Sol por volta das 16h23, mas as fases do evento variam de lugar para lugar - em São Paulo, por exemplo, o auge do eclipse está previsto para 17h54, com o fim às 18h44. Mais ao sul, em Porto Alegre, o auge será às 17h50.

Cidades e estados mais ao norte do país - nas regiões Norte e Nordeste - devem ter mais dificuldades para acompanhar o fenômeno.

É bom sempre lembrar que ninguém deve olhar diretamente para o Sol, mesmo em um eclipse - a forte luz solar pode causar danos para a visão. É indicado o uso de óculos escuros que filtrem os raios solares ou então telescópios ou câmeras que filtrem a luz solar.

Quem não quiser colocar em risco a saúde dos olhos, poderá acompanhar o eclipse pela internet. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) vai transmitir imagens do fenômeno a partir das 16h15. Outra opção é assistir pelo canal do TimeAndDate.com no YouTube a partir das 16h.