Publicidade

Blumenau decreta luto oficial pela morte do pastor Nirton dos Santos

A Prefeitura Blumenau, em Santa Catarina, decretou luto oficial pela morte do pastor Nirton dos Santos ocorrida no sábado (11). O pastor tinha 89 anos e foi líder das Assembleias de Deus em Santa Catarina durante muitos anos. Há dois meses, ele enfrentava diversos problemas de saúde, mas a causa da morte ainda é desconhecida. O pastor havia testado negativo para Covid-19.



Sua morte foi confirmada nas redes sociais pelos seus filhos, o deputado estadual Ismael dos Santos e o pastor Nilton dos Santos, que é  o atual presidente da CIADESCP.

Nirton nasceu em 15 de março de 1931 e aos dez anos se tornou órfão e também perdeu sua única irmã, se tornando menino de rua. Ingressou na Assembleia de Deus em abril de 1949 e se tornou dirigente da igreja em Timbó, onde permaneceu por quatro anos. Em 1963 foi convidado para auxiliar o pastor Antonio Lemos em Blumenau, sendo consagrado a pastor em 1967. Liderou as igrejas em Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí.

Em 1994, após 34 anos como dirigente, se tornou presidente da Ciadescp. Entregou o cargo em 2005 e se tornou presidente de honra da organização. Pastor Nirton deixa um legado do testemunho de um homem de Deus, pacificador e incansável, além de um líder profundamente ungido e comprometido com os princípios cristãos.

O prefeito Mário Hildebrandt lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. O corpo do pastor Nirton foi velado na sede da Igreja Assembleia de Deus em Blumenau, que foi presidida pelo pastor Nirton por muito tempo e é atualmente liderada pelo seu filho, pastor Nilton. O enterro ocorreu na manhã de domingo, 12, no Cemitério Jardim da Saudade, na BR-470, em Blumenau, com transmissão do cortejo e da cerimônia fúnebre pelas redes sociais da igreja em Blumenau. O deputado Ismael dos Santos não participou presencialmente da despedida, porque o parlamentar testou positivo para o novo coronavírus. Entretanto, ele acompanhou as últimas homenagens ao pai pela internet.