Seis em cada 10 brasileiros querem que Lula permaneça preso Pesquisa do Instituto Paraná revela que para 58% dos brasileiros, o ex-presidente Lula deveria continuar preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

O levantamento aponta ainda que 36% dos entrevistados acham que Lula deveria cumpria sua pena em casa. Outros 6% não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa foi realizada com 2.264 brasileiros maiores de 16 anos, em 176 municípios de 26 Estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 17 e 21 de junho de 2019 e divulgada na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal julgou um processo de habeas corpus a favor de Lula e iniciou a votação de um segundo, tomando decisões contrárias à libertação do ex-presidente.

Tal amostra representativa do Brasil de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.

Lula está preso desde o dia 7 de abril de 2018 por corrupção e lavagem de dinheiro. O mandado de prisão foi expedido pelo então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça.