Campanha alerta cariocas sobre o uso consciente das praias Bastou não chover para vermos as praias do Rio cheias e o calçadão bem movimentado. Com esse novo cenário, que impacta diretamente no funcionamento dos quiosques, a empresa Orla Rio criou uma campanha para estimular o uso correto e consciente da praia, diminuindo os possíveis riscos de transmissão da Covid-19 entre a população. Intitulada De Volta Pra Praia, a campanha chega à orla carioca esta semana.

"Estamos fazendo um trabalho gigante de conscientização e educação junto aos operadores dos quiosques, que estão tendo que se adaptar a esse novo cenário e fazer mudanças estruturais e funcionais em suas operações, mas precisamos que a população também faça a sua parte. Queremos que as pessoas continuem aproveitando a orla carioca da melhor forma, mas sem deixar de respeitar as recomendações de distanciamento e higiene", diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

A campanha faz parte do Projeto Recomeço, criado pela concessionária para a construção de novos hábitos e uma operação mais segura nos 309 quiosques que administra e que conta com o engajamento de mais de três mil pessoas, entre técnicos da saúde, operadores de quiosques, funcionários e profissionais de comunicação. Ainda como parte do projeto, a Orla Rio está oferecendo aos operadores de quiosques e seus funcionários um curso gratuito sobre os novos protocolos de atendimento e de higiene que deverão ser colocados em prática com a reabertura dos quiosques. O curso tem certificação da Univeritas e trata-se da maior ação de capacitação em andamento relacionada ao atual cenário com foco no atendimento do consumidor. A meta é capacitar cerca de três mil pessoas.

Carioca Sangue Bom e Zé Furada
Para reforçar as boas práticas de retorno à orla de forma divertida e fácil compreensão, a Orla Rio criou dois personagens para essa missão: o Carioca Sangue Bom e Zé Furada. As peças, que serão usadas em toda a campanha, terão textos, como: "Carioca sangue bom respeita a distância!", "Carioca sangue bom não fica na orla mais do que precisa", "Tirar a máscara pra conversar? É FURADA!" e "Bater papo no balcão? É FURADA!".

Quem passar pela orla durante os finais de semana de julho, terá a oportunidade de conhecer esses dois personagens por meio de uma blitz informativa que a Orla Rio está fazendo pelas praias. A ação conta com promotores que, munidos de placas informações e álcool em gel, orientam as pessoas sobre as formas de se prevenir para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19, estimulando o uso correto e consciente da praia.