Oportunidades de emprego durante a pandemia alcançam quase 3 mil pessoas no Rio Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), disponibilizou 2.993 vagas de emprego nos últimos meses, durante o período do isolamento social. Na contramão da recessão causada pela pandemia da covid-19, a equipe de captação de vagas trabalha para buscar oportunidades.
De março a junho, 1.143 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos e 173 conseguiram emprego. Samuel Firmino, de 32 anos, por exemplo, foi selecionado para trabalhar como zelador de um prédio residencial no Centro da cidade, depois de um ano desempregado.

– Admito que não esperava conseguir, mas não deixei de buscar. Foi uma surpresa muito boa – conta Firmino, que é casado e pai de uma bebê de sete meses.
A pouca esperança de conseguir um emprego certo, com carteira assinada e benefícios, era uma realidade também para Daniel Modesto, de 36 anos, casado e pai de uma menina de oito anos.

– Estava há dois anos fazendo biscates e tinha acabado de acertar mais um trabalho provisório quando fui chamado para essa vaga. Já passei do período de experiência e estou muito feliz. Agora, é manter meu emprego e seguir em frente –  conta ele, contratado para ser zelador.


Para todos os perfis
As vagas de emprego captadas pela Subsecretaria de Trabalho e Qualificação são para todos os perfis de trabalhadores. O nível de escolaridade varia do ensino fundamental ao superior.  Há sempre oportunidades para quem já tem experiência e para quem nunca trabalhou, além de vagas para pessoas com deficiência.
Para o subsecretário Leandro Pereira, a conquista de uma lugar no mercado de trabalho pode representar mudança de vida e de perspectiva para muitos.

– O trabalho pode ser um dos principais fatores que influenciam diretamente a nossa felicidade, pois oferece não só a renda indispensável para a sobrevivência e a autonomia, como também um sentido extra para a vida – afirma Leandro.
Mais oportunidades
A SMDEI disponibiliza oportunidades de emprego, semanalmente. Para essa semana são 169 cargos.
Há 55 vagas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS e 114 para candidatos sem deficiência e até que não tem experiência tem chance de conseguir uma colocação
Para se candidatar é necessário enviar e-mail para captacaodevagas.smdei@gmail.com
As vagas podem expirar e sair do sistema em função da quantidade de encaminhamentos já realizados e/ou devido ao prazo estipulado pelo empregador.

Vale ressaltar que não há qualquer possibilidade de encaminhamento das pessoas sem deficiência para as vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.
 
Confira as vagas:
Pessoas sem deficiência
* Fundamental Incompleto
Pizzaiolo – 1 vaga – com experiência
Costureira de máquina industrial – 2 vagas – com experiência

* Médio Completo
Vendedor (com experiência no segmento de cestas básicas ou
distribuidora de alimentos) – 2 vagas – com experiência
Fiscal de prevenção de perdas – 5 vagas – com experiência
Promotor de vendas – 40 vagas – com experiência
Operador de telemarketing – 60 vagas – sem experiência
Operador de empilhadeira – 4 vagas – com experiência com na máquina a
gás e elétrica.

Vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS
* Fundamental Incompleto
Empacotador, a mão – 3 vagas – sem experiência.
Servente de obras – 5 vagas – sem experiência.

* Fundamental Completo
Armazenista – 10 vagas – sem experiência
Atendente do setor de frios e laticínios – 10 vagas – sem experiência
Empacotador, a mão – 10 vagas – sem experiência
Repositor de mercadorias – 15 vagas – sem experiência
Médio Completo
Mecânico de manutenção de máquinas industriais – 1 vaga – com experiência
* Superior Incompleto
Analista de suporte técnico – 1 vaga – com experiência.

*Prefeitura do Rio de Janeiro