Campanha mobiliza doadores de sangue na sede do Botafogo O Banco de Sangue Serum está arregaçando as mangas e sensibilizando doadores para se unirem à Campanha Nacional Nosso Sangue Verde e Amarelo, que começou hoje (1º) e vai até 3 de julho, na sede do Botafogo de Futebol e Regatas, localizada na Avenida Venceslau Brás, 72, no Rio de Janeiro (RJ).

A ação faz parte de uma mobilização conjunta com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e que conta com os apoios da Associação Paulista de Medicina (APM) Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA) e MTM Tecnologia.

A solidariedade entrará em campo da seguinte forma: o doador interessado em realizar este gesto nobre deverá agendar a doação por meio do aplicativo Sangue Verde e Amarelo, disponível e gratuito nas lojas da Apple Store ou do Google Play.

Após baixar o app, a pessoa completará um cadastro rápido e poderá escolher o dia e horário para realizar a doação durante a mobilização no Botafogo, onde estará o estande do Banco de Sangue Serum. O aplicativo também oferece informações em relação aos critérios de quem poderá doar, bem como orientações necessárias, para evitar grande fluxo de candidatos no mesmo momento.

"Estamos enfrentando um momento difícil, operando com um nível muito abaixo do necessário em nossos estoques sanguíneos. Isso já ocorre normalmente nesta época do ano e agora se agrava mais com a situação de distanciamento social", diz Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum.

Por isso, essa campanha é uma forma de despertar o lado solidário dos torcedores de todos que se sensibilizarem pela causa. "Qualquer simpatizante pode doar, convidamos a população em geral, os torcedores e admiradores do 'Fogão', para que doem sangue e salvem vidas", conclui Rodrigo.

"O cenário da pandemia da COVID-19 inevitavelmente ameaça a continuidade de tratamento e até põe em risco a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue", explica o hematologista e hemoterapeuta Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. "Por isso não medimos esforços para lançar a Campanha Nosso Sangue Verde e Amarelo em meados de abril deste ano e deixamos claro que a doação de sangue não representa risco de contaminação, basta que os cuidados de evitar aglomerações, como o agendamento, sejam seguidos", completa Langhi ao exaltar a campanha e agradecer aos parceiros.

Serviço

Campanha Nacional Nosso Sangue Verde e Amarelo
Quando: 1º a 3 de julho
Onde: Sede do Botafogo de Futebol e Regatas, localizada na Avenida Venceslau Brás, 72, no Rio de Janeiro (RJ)
Agendamentos: Aplicativo Sangue Verde e Amarelo, disponível e gratuito nos Apple Store ou Google Play