Doadores de sangue terão desconto no Bondinho do Pão de Açúcar Com o estoque de sangue em baixa devido à pandemia do coronavírus, o Hemorio busca alternativas para atrair mais doadores e repor as bolsas necessárias parra abastecer mais de 200 unidades hospitalares do estado do Rio de Janeiro. Entre essas ações, o hemocentro firmou uma parceria com o Bondinho do Pão de Açúcar.

Quem doar sangue até o dia 31 de agosto ganhará 60% de desconto nos bilhetes, que poderão ser usado por quem apresentar o comprovante de doação ao adquirir o ingresso na bilheteria do ponto turístico até o dia 20 de dezembro.

Desde o início das medidas de isolamento, houve uma redução de 40% nas doações, apesar da adoção de um protocolo especial de atendimento para dar segurança aos doadores e profissionais.

A parceria entre o Pão de Açúcar e o banco de sangue também prevê a criação de um ponto de coleta no Centro de Recepção de Visitantes do Bondinho, que vai funcionar no dia 13 de junho para atrair moradores do bairro da Urca e arredores, na zona sul do Rio.

Para evitar aglomerações, as doações deverão ser marcadas previamente pela internet.

Ainda como parte da parceria, os técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hemorio receberão ingressos gratuitos para o Pão de Açúcar, que, após decreto do governador Wilson Witzel, poderá funcionar com 50% da capacidade , assim como outros pontos turísticos da cidade.

Para doar é necessário estar bem de saúde , pesar mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 59 anos. Os menores de 18 precisam de autorização do responsável. Não precisa fazer jejum, basta evitar alimentos gordurosos 4 horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.