Procon oferece serviço de bloqueio de ligações indesejadas A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou neste mês de junho que seja criada uma lista de "não perturbe" para impedir ligações de telemarketing das operadoras de celular.

Essas empresas terão o prazo de 30 dias para que seja implantado um serviço de abrangência nacional que evite ligações insistentes não autorizadas.

Enquanto isso não acontece, o Procon de alguns estados oferece um serviço que pode ajudar a diminuir as ligações indesejadas.

Os consumidores cadastrados conseguem bloquear todas as chamadas de telemarketing, com exceção de serviços de cobranças e de pedidos de doações por telefone.

A pessoa que continuar sendo importunada ainda pode registar uma reclamação. Em 10 anos, o Procon de São Paulo aplicou um total de mais de R$ 12 milhões em multas.

As operadoras de celular e os serviços de TV por assinatura lideram o ranking ligações indesejadas.

Para fazer o bloqueio, primeiro acesse a página do Procon no seu estado e busque pela lista de "não perturbe" ou por 'lista de bloqueio de telemarketing". Depois, é só seguir o passo a passo.