Dia Livre de Impostos oferece descontos de mais de 70% aos consumidores

O comércio tem uma excelente chance de recuperação na queda das vendas, provocada pelas medidas de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus. As lojas se adaptaram para o Dia Livre de Imposto, que acontece nesta quinta- feira (04), em todo o país. Na 14ª edição, o evento será totalmente online e promete descontos de até 70% para o consumidor.

A ação visa conscientizar a população sobre a alta taxa da carga tributária do segmento varejista no país, e também sensibilizar as autoridades estatais sobre a necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro.

No site dialivredeimpostos.com.br o consumidor consegue comparar o custo de um produto com e sem imposto. Os produtos são divididos por categoria. Os descontos variam de acordo com o estado devido à tributação. Os descontos maiores estão nos produtos das categorias eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e serviços.

São mais de 800 lojas participantes em 141 cidades. Para comprar algo sem imposto, o consumidor deve entrar no e-commerce da loja participante, escolher o produto e realizar o pagamento.

Queda histórica

A atividade do comércio caiu 32% em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foi a maior queda em 20 anos, de acordo com índice do Serasa Experian. A queda foi causada principalmente pela quarentena e da pandemia da Covid-19.

De acordo com o indicador do Serasa, o setor mais afetado foi o de eletrodomésticos, com uma queda de 39,9%, seguido pelo vestuário, com um tombo de 39,6%. O Serasa informa ainda que as vendas pela internet ainda não foram capazes para reverter os prejuízos dos comerciantes.

O índice de atividade do comércio do Serasa é divulgado mensalmente e elaborado por meio do volume de consultas mensais realizadas por seis mil estabelecimentos comerciais que estão na base de dados do Serviço.