Remédio antirreumático tem bons resultados contra Covid-19 Um estudo francês do Grupo Hospitalar Saint-Joseph de Paris mostra resultados encorajadores no uso do medicamento Anakinra no combate às formas graves da covid-19. A pesquisa foi publicada na revista The Lancet Rheumatology.

O remédio é usado no tratamento de artrite reumatoide e pode reduzir o risco de morte e a necessidade de respiração artificial em pacientes contaminados pelo novo coronavírus. O objetivo dos especialistas é utilizar o remédio no combate à reação inflamatória descontrolada em casos mais graves de pneumonia em decorrência da covid-19.

Um quarto dos pacientes tratados com Anakinra foram transferidos para reanimação ou morreram, em comparação com 73% que não receberam esta bioterapia. O grupo de comparação foi composto por 44 pacientes que estavam na mesma instituição.

No grupo que recebeu o antirreumático, houve uma rápida diminuição da necessidade de oxigênio após 7 dias de tratamento. "Na ausência de testes terapêuticos que incluam medicamentos imunomoduladores para nossos pacientes, a decisão (...) adotada para propor o Anakinra, de acordo com os critérios de gravidade decididos por consenso, mudou rapidamente o aspecto da doença na enfermaria", explica o professor Jean-Jacques Mourad, coautor do estudo.