Rússia terá remédio para tratamento da Covid-19 a partir da próxima semana A Rússia pretende disponibilizar já na próxima semana seu primeiro remédio aprovado para o tratamento de pacientes de covid-19, gerando no país a expectativa de retomada das atividades econômicas.

Em entrevista à Reuters, o chefe do fundo soberano RDI, Kirill Dmitriev, disse que os hospitais russos podem começar a dar o remédio antiviral, registrado com o nome Avifavir, aos pacientes a partir de 11 de junho. Segundo ele, a empresa responsável pelo remédio o fabricará em quantidade suficiente para tratar cerca de 60 mil pessoas por mês.

O Avifavir, conhecido genericamente como favipiravir, foi desenvolvido inicialmente nos anos 1990 por uma empresa japonesa comprada mais tarde pela Fujifilm quando esta migrou para o setor de saúde.

Testes clínicos do remédio foram realizados com 330 pessoas e mostraram que ele tratou o vírus com sucesso dentro de quatro dias na maioria dos casos. O Avifavir apareceu em uma lista de remédios aprovados pelo governo russo no sábado (30).