Publicidade

Cantor gospel diz não acreditar mais em Deus e companheiros de banda reagem Os integrantes da banda de rock cristão “Hawk Nelson” se manifestaram depois que o vocalista Jon Steingard anunciou que não acredita mais em Deus.

Em uma declaração conjunta ao USA TODAY na terça-feira (26), os colegas de banda de Steingard, Daniel Biro, Micah Kuiper e David Niacaris, disseram que sua missão é "inspirar e incentivar todas as pessoas com a verdade de que Deus é por elas e não contra elas".

"Deus ainda é para Jon e ele ainda importa", acrescentam. "Por quê? Porque essa verdade não muda apenas porque a questionamos."

A declaração continua dizendo que todos são "chamados a amar uns aos outros incondicionalmente" e que as pessoas "também devem incentivar e desafiar uns aos outros" em questões de fé.

"Como nos tratamos quando eles estão em um estágio diferente em sua jornada, com base em suas experiências de vida, faz parte de uma conversa maior", diz o documento.

O trio encerrou sua declaração com uma citação bíblica de Romanos sobre como nada pode separar as pessoas do amor de Deus, dizendo que permanecem gratos a Deus por sua banda, sua música e seus relacionamentos.

Na sexta-feira (22), Steingard postou uma longa declaração no Instagram sobre como ele não acredita mais em Deus e compartilhou como chegou a essa conclusão.

"Depois de crescer em um lar cristão, ser filho de pastor, tocar e cantar em uma banda cristã, e ter a palavra 'cristão' na frente da maioria das coisas na minha vida - agora estou descobrindo que não acredito mais em Deus ", escreve Steingard.

O cantor continua a descrever como sua nova crença não ocorreu de repente, mas "já faz vários anos". Ele diz que está compartilhando suas crenças para ser honesto com seus fãs.

Ao crescer, a Igreja era parte integrante de sua vida e identidade, escreve Steingard. Mas o cantor ainda se sentia desconfortável com certas práticas.

"Orar em público sempre pareceu um tipo de arte performática estranha", diz ele. “Gritos emocionais como 'Espírito Santo, vem encher este lugar' sempre pareciam desajeitados em meus lábios. Uma conferência de jovens em que participei incentivou todos os adolescentes a assinar uma promessa de que 'namorariam Jesus' por um ano. Parecia manipulador e perturbador para mim. Eu não assinei. "

Steingard disse que suprimiu suas dúvidas e se juntou a Hawk Nelson aos 20 anos. Na época, a música de Hawk Nelson não era abertamente religiosa, mas tornou-se mais cristã com o tempo.
"Para ser justo, eu era uma das vozes mais altas que pressionavam por essa mudança, porque acreditava que isso levaria a mais sucesso no mundo da música cristã", acrescenta Steingard.

"Mesmo com essa mudança, ainda havia muitas coisas sobre a cultura cristã que me deixavam desconfortável. De fato, a lista estava crescendo."

Quando Steingard consultou a Bíblia para obter respostas para suas perguntas, ele diz que ficou mais confuso. A dúvida de Steingard na Bíblia é o que finalmente o levou a parar de acreditar em Deus, um pensamento que o enviou "a uma queda livre".

Depois de sofrer de depressão após sua perda de fé, Steingard diz que "emergi daquele lugar escuro agora - porque descobri que a vida realmente continua".

Ele diz que espera que sua história permita que pessoas com dúvidas semelhantes saibam que não estão sozinhas.

"Agora não acredito que haja algo errado conosco", escreve Steingard. "Simplesmente não acreditávamos - e tínhamos muito medo de admitir isso para nós mesmos. Portanto, nesse sentido, temos uma tremenda sensação de alívio agora. Espero que escrever isso contribua para esse alívio".