Brasileiros dominam Maratona do Rio Os brasileiros dominaram a prova de 42 quilômetros da 18ª edição da Maratona do Rio, disputada neste domingo (23).

O mineiro Giovani dos Santos, de 37 anos, correu na frente de ponta a ponta. Ao seu lado, no pódio, estava Antônio Wilson Lima e Edmilson dos Reis Santana.

Na prova feminina também deu Brasil na competição principal. Cristiane Alves Silva, de 32 anos, deixou para trás a queniana Mônica Cheruto, segunda colocada.

Roselaine Ramos Benites chegou em terceiro lugar. A tradicional prova trouxe ao Rio atletas de várias partes do país e do mundo.

No sábado (22), foi realizada a meia maratona, de 21 quilômetros. Os quenianos dominaram. No feminino, Nancy Jesang, de 20 anos, estreou com vitória.

Entre as brasileiras, Rejane Ester e Marcela Cristina chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

No masculino também deu o país africano. Stanley Koech venceu por 5 segundos o brasileiro Gilmar Silvestre Lopes, que passou mal nos últimos metros da prova.

Robson Pereira ficou em terceiro. Este ano houve mudança de percurso em função da interdição judicial da Avenida Niemeyer, na zona sul da cidade, após a via ser repetidamente atingida por deslizamentos.

Em nota, os organizadores disseram que os novos percursos prezaram pela segurança dos participantes.

O evento contou com 14 mil inscritos na meia maratona e mais de 40 mil na maratona principal e provas menores - de cinco e dez quilômetros - que também aconteceram neste domingo.