Igrejas já podem ser reabertas no Paraná As igrejas poderão reabrir com medidas restritivas a partir desta sexta-feira (22) em todo Paraná, após resolução publicada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (21).

Ao todo são 34 artigos com normativas que têm o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus no estado.

Entre as medidas se destacam a obrigatoriedade da distância de dois metros entre as pessoas, ocupação máxima de 30% dos locais e preferência a cadeiras de uso individual aos bancos tradicionais.

Além disso, alguns ritos religiosos terão que sofrer alterações, como por exemplo, a entrega da hóstia, no caso das igrejas católicas, que não será mais feita diretamente na boca, mas posta na mão do fiel.

Contatos físicos como apertos de mãos, beijos, abraços também estão proibidos.

Todos os fiéis e funcionários das igrejas também terão que estar com máscaras, sendo que os locais deverão disponibilizar frascos e dispensadores com álcool em gel para a higienização das mãos.

A normativa da secretaria ainda recomenda que pessoas dentro do grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, devam permanecer em casa e não participar presencialmente dessas celebrações.

O Paraná tem 2.616 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus com 137 mortes provocadas pela Covid-19.

Siga-nos