A oportunidade da tua visão

Cristo em sua última semana de vida olha para Jerusalém e chora; o que pôde ter causado tamanha comoção ao coração do Mestre que o fez derramar lágrimas? Ora, o único outro relato de choro de Jesus é diante da morte de Lázaro; o que poderia ter feito Jerusalém para produzir em Jesus essa mesma dor de morte, a ponto dele chorar? "Porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação" (Lc 19:41-44).



Essas são as palavras de Cristo que nos tem ecoado há dois mil anos. Quantas vezes não somos Jerusalém e desperdiçamos a oportunidade da visitação, trocamo-la por um mísero prato de lentilhas, por 30 moedas de prata. Ah! Quanta dor não causamos à alma de Jesus por não reconhecermos sua voz a nos chamar, o que dizer então de sua visitação! O quanto Ele já tem batido às portas dos nossos corações e ignoramos, recalcitramos contra os aguilhões. Então quando Ele parar de bater às portas de nossas vidas, nós é que desesperadamente esmurraremos as portas da salvação gritando, “abre-nos a porta, Senhor!”. Mas tarde demais já o será, o Senhor já retirou-se cabisbaixo, choroso, lamentando aqueles que não quiseram reconhecer a oportunidade da sua visitação.



O nascimento de Jesus prenunciava esse momento e muito tem a nos dizer: aquelas estalagens estavam cheias, lotadas de tudo e todos, só não havia espaço para o Rei. Corremos esse risco em nossas muitas pré-ocupações cotidianas, que estejamos com a estalagem de nossos corações tão abarrotados de utilidades e inutilidades, ansiedades e alegrias, vaidades e vaidades, que não sobre lugar para o Salvador. Quando então mais uma vez, barateamos a graça como diria Dietrich Bonhoeffer, desperdiçamos a oportunidade da sua preciosa visitação. 



Hoje Ele mais uma vez nos visita, se assim não fosse não estaríamos lendo esse artigo, mais uma oportunidade nos dá de reconhecê-lo. O que faremos, pois, diante dessas coisas? Mais uma vez faremos tudo, menos o que importa? Mais uma vez não haverá lugar para Ele? Desperdiçaremos?



O que você fará com a oportunidade da visitação do seu Senhor hoje na sua vida?



Pr. Niger Martins

Dr. Yehudi Martins ( Médico R2 Psiquiatria)


Mais lidas

A morte em Jesus

por Pr. Niger Martins e Dr. Yehudi Martins

Siga-nos

s