Pesquisadores acreditam ter encontrado vacina contra coronavírus Pesquisadores afirmam que descobriram uma vacina capaz de neutralizar a ação do novo coronavírus em células humanas. Os testes foram realizados no hospital Lazzaro Spallanzani, em Roma, que é especializado em doenças infecciosas. Anticorpos criados em ratos atuariam da mesma forma em humanos.

“Este é o estado mais avançado de testagem de uma vacina em potencial criada na Itália”, contou Luigi Aurisicchio, chefe-executivo de Takis, a empresa responsável pelo tratamento.

Em entrevista à agência italiana Ansa, Aurisicchio completou: “Até onde sabemos, somos os primeiros do mundo a demonstrar uma neutralização do coronavírus por uma vacina.”
“Nós esperamos que isso aconteça em humanos também”, analisou, ao contar que os testes com pacientes começaram depois do verão europeu.

Segundo o estudo, após apenas uma dose os ratos desenvolveram anticorpos que bloquearam a infecção da covid-19 em células humanas. Foram cinco fórmulas diferentes de vacinas testadas, e as duas com os melhores resultados foram escolhidas.

A próxima etapa da pesquisa será avaliar por quanto tempo a imunização dura para, então, chegar a uma única vacina.

Os testes são feitos em paralelo aos realizados pela empresa ReiThera, com sede na região metropolitana de Roma, que anunciou na segunda-feira (4) que uma vacina “Made in Italy” conseguiu produzir anticorpos contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em animais.