Brasília comemora 60 anos com tour virtual

A cidade projetada para ser capital brasileira chega aos 60 anos neste dia 21 de abril. Com seus monumentos, caminhos, o centro político e um cenário privilegiado, Brasília é reconhecida como Patrimônio da Humanidade desde 1987. A capital brasileira é considerada por muitos autores um dos mais importantes projetos urbanísticos e arquitetônicos da história. Uma cidade projetada que agora pode ser vista através de um tour virtual.

A população demonstra que Brasília já pode ser identificada como um lugar que se tornou maduro. O Distrito Federal tem hoje uma população de mais de três milhões de pessoas. A maioria já é formada por nascidos na capital. Pessoas que se revelam por entre as quadras do Plano Piloto e as ruas das regiões administrativas que circundam o coração do Brasil.

Foram necessários quase 60 anos para que, finalmente, o “planalto interior, centro geográfico do país, deserto”, como citou Juscelino Kubitschek no discurso de inauguração de Brasília, passasse a ter, na sua maioria, filhos da Capital Federal. O economista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Juçânio Umbelinio de Souza, explica que passaram três gerações para que isso acontecesse.

Atualmente, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (2018) aponta que pouco mais que 1,5 milhão de residentes são naturais do Distrito Federal e eles representam 55% da população. Eu poderia me colocar como um exemplo, nascido aqui em Brasília no mês da inauguração, eu já tenho netos”, diz.

Mesmo sonhada e planejada antes de ser construída, nem criadores e arquitetos de Brasília poderiam imaginar como a vida funcionaria na cidade. Quadras, blocos, setores tesourinhas e grandes vias parecem simples e “de fácil apreensão”, nas palavras de Lúcio Costa, apresentadas no projeto vencedor para a construção de Brasília; mas na prática são mesmo soluções claras para que a cidade flua melhor?

As tesourinhas, acessos circulares às vias expressas, eliminam cruzamentos e tornam o trânsito mais fluido, mas causam estranhamento a quem chega de outras cidades onde o uso dessa solução é inexistente.

Entendendo ou não a cidade, o IBGE estima que vivem em todo o Distrito Federal mais de 3 milhões de pessoas segundo levantamento de 2019. Cerca de 45% nasceu em outros estados, mas escolheu morar em uma cidade planejada e com soluções não tão comuns, mas que fazem com que essa população cresça cada vez mais.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), Saulo Diniz, explica que essas soluções urbanísticas, somadas aos monumentos e a ideia de organizar a cidade na forma de um avião fazem de Brasília uma cidade única, reconhecida há mais de 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, e Patrimônio Histórico Artístico Nacional. 



Tour Virtual 

Para celebrar o aniversário de 60 anos da capital, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) preparou uma viagem virtual pelos pontos turísticos imperdíveis de Brasília. Por meio da plataforma Google Earth, o visitante irá descobrir o que torna a nossa capital tão única e tudo o que faz dela um marco da arquitetura moderna, além de cidade patrimônio, cidade criativa, cidade capital, cidade parque, capital da esperança e de muitos Brasis.

O tour pode ser acessado por meio do site da Secretaria de Turismo do DF, por qualquer pessoa com um computador, tablet ou celular. Acesse direto aqui.