Eis que tudo se faz novo

No filme O Rei Leão, em uma das cenas o personagem central da história, Simba, reencontra sua amiga e ela diz: “Você precisa voltar, a coisa por lá está muito ruim”. E de repente, surge aquele macaco que era uma espécie de sacerdote. Foi ele quem apresentou Simba ao reino, naquela cena clássica que o macaco sobe em uma pedra e ergue o pequeno filhote de leão.



O macaco começa a encorajar Simba a voltar e bate com pedaço de pau na cabeça dele. E começa a usar todos os artifícios para que o leãozinho volte a ser quem ele era.



É o que Deus quer fazer com você. Porque muitas vezes a vida vai roubando da gente o nosso melhor. Precisamos ter um encontro com pessoas de Deus; espero que eu seja essa pessoa na sua vida hoje para que você volte a ser quem você jamais deveria ter deixado de ser.



Simba, já adulto, volta de repente com medo de enfrentar a culpa, porque ele achou que o pai morreu por sua causa, o tio que agora era rei e acabou com o reino. O tio havia colocado as hienas lá e elas comiam tudo, não tinha mais alimentos para os outros animais.



Simba reapareceu no momento ainda temeroso de lidar com seu tio, porque vinha tudo a sua memória. A mãe dele vem vindo passando, pela hienas, e aí cobra dela comida. Ela fala que não tem mais comida e o tio deu um tapa na mãe do Simba. Zangado, Simba partiu para cima do tio com tudo. Todos se assustaram porque ele tinha uma semelhança física enorme com o pai. Simba vai até a mãe desmaiada que o confunde com o pai de Simba, Mufasa: “Não, mãe, sou eu, o Simba”.



E aí o Simba, aquele leão que rosnou quando bateram na sua mãe, voltou a ser uma criança. O tio aproveitou, porque o diabo é assim, ele não desiste nunca. Ele vai tentar sempre te derrubar. E o tio diz: “Ah você voltou!”. E o Simba chegou na mesma situação da morte do seu pai, ficou pendurado no desfiladeiro.



Simba já estava ali desesperado com a culpa, já basicamente se entregando, desistindo das coisas, quase caindo do desfiladeiro, e o tio Scar chega e fala: “Estou me lembrando deste momento que eu matei o seu pai”. O Simba tira uma força de onde não tem, consegue derrubar o Scar. E aí aperta o pescoço do tio e fala: “Confessa agora! Confessa! Confessa!”



E o tio admite que matou. Então Simba expulsa o tio e as hienas do reino. E as coisas voltam à normalidade, os animais voltam a frequentar o reino, as plantas surgem. E isso me faz lembrar de Apocalipse 21.5, que diz: “Eis que faço novas todas as coisas”.



Simba já tinha perdido a esperança. Simba tinha fugido. Simba não tinha coragem de confrontar o passado. Mas Deus é um Deus que faz novas todas as coisas. Talvez você tem os mesmos medos, mas eu quero desafiar você hoje. Confie em Deus. Porque Ele vai restaurar, restituir tudo aquilo que o inimigo tomou. Foi assim na vida de Simba, pode ser assim também na sua vida. Assim eu creio. Que Deus te abençoe.


s