Eu nunca estou só, mesmo escondido na caverna 1 Reis 19.9-11 – (9) “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?”

(10) “E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. (11) E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; (12) Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave”.

I - Nunca estou só
Dr. Wayne Dyer disse: “Você nunca estará só se gostar da pessoa com quem fica quando está sozinho”.

Que fazes aqui Elias? Só diz aqui quem está no mesmo lugar do que o questionado.

Salmos 139.7-13 – (7) “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (8) Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. (9) Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, (10) mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. (11) Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, (12) verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. (13) Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”.

II -Detalhes que Elias desconhecia:
1. 1Reis 18.4 – “Enquanto Jezabel estava eliminando os profetas do Senhor, Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água”.
2. 1 Reis 19.18 – “No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".

III - Deus não ignora a nossa dor.

As dificuldades mostram realmente quem somos e como estamos.
Importante!
Não são as boas coisas que te mostram o verdadeiro homem, a tua força é aperfeiçoada nos piores momentos da vida. É como você lida com as dores que se mostra quem realmente és. [Bispo T.D. Jakes]

Como diz o hino antigo:
“Os mais belos hinos e poesias,
Foram escritos em tribulação,
E do céu, as lindas melodias,
Se ouviram, na escuridão”.

IV - As maneiras que Elias se sentia:
1. Com um sentimento de autocomiseração.
2. Se comparação com os outros.
3. Se sentia só.
4. E teve medo.

Porém Deus não o acusou de nada disso.
(v.11) ...”E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; (12) Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave”.

Uma das palavras de Deus para Elias foi:
1 Reis 19.18 – “Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”.

V - Como lidar com as dificuldades?
Jó 23.12 – “Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia”.
¬ Valorizo mais a tua Palavra do que o café da manhã, almoço ou jantar.
¬ Sobreviverei mais sem comida do que sem a tua Palavra.
¬ A comida não pode produzir a Palavra, mas a Palavra pode produzir comida.
¬ [T. D. Jakes] não devemos nos apaixonar pelo Dom e sim pelo doador.
¬ Pois quando você estende as mãos para Deus, com o objetivo de receber seus presentes e não para receber o coração Dele, perdemos o poder do relaciomento.

Conclusão: Deus não apenas disse para Elias sair da caverna; Deus não o chamou à atenção simplesmente, como que dando uma bronca.
1) Ele disse para Elias sair da caverna e se colocar na Sua presença. (v.11) “Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor”.
Deixou claro que na sua presença Deus é o melhor lugar que Elias poderia estar. [ACR] Salmos 31.20 – “Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas”.

s