Publicidade

OMS declara pandemia de coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 nesta quarta-feira (11), doença causada pelo coronavírus. Casos, mortes e números de países atingidos devem aumentar, declararam representantes da OMS em entrevista coletiva sobre o Covid-19 hoje em Zurique, na Suíça.

O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, ressaltou que a declaração não significa que a OMS vá adotar novas recomendações no combate ao vírus.

"A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional - é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (...) "Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação"" , disse o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.

Mitigação é a estratégia de saúde pública que busca sobretudo cuidar dos doentes e públicos prioritários. Como afirmaram os diretores, a OMS ainda acredita que a contenção da circulação do vírus precisa ser buscada por todos os países.

Ryan disse ainda que “as pessoas não devem usar a declaração de pandemia como desculpas para desistir do combate e tentativas de conter a circulação do vírus”.

De acordo com o mais recente balanço da OMS, há mais de 118 mil casos de coronavírus em 114 países e 4.291 pessoas morreram. A previsão é de que estes números aumentem nos próximos dias.

Aulas suspensas em curso da USP após teste positivo de aluno

Os alunos do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) receberam nesta quarta-feira (11) um e-mail da chefia do curso comunicando a suspensão das aulas no prédio da unidade.

O motivo, segundo a mensagem, é a confirmação de um caso de coronavírus de um dos alunos que frequentam o edifício que fica na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital paulista. “O conselho decidiu suspender todas as atividades no dia de hoje, 11 de março, e pede que aguardemos os devidos encaminhamentos da universidade”, diz o comunicado.