Ouça aqui a Rádio Melodia!

Rio tem segundo caso de coronavírus Foi confirmado, na noite desta sexta-feira (6), o 14º caso de infecção pelo SARS-CoV2 (novo coronavírus que causa a doença covid-19) no Brasil. Trata-se de um paciente com histórico de viagem internacional e que foi testado positivo no estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a paciente, de 52 anos, é moradora da cidade do Rio de Janeiro e apresentava sintomas de quadro viral desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

O primeiro caso tinha sido confirmado na quinta-feira - uma moradora de Barra Mansa, no Sul Fluminense, que também tinha viajado para a Itália.

A paciente da capital deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela SES em parceria com a Vigilância municipal. A paciente, que reside sozinha, está em isolamento domiciliar.

É o segundo caso confirmado da doença no estado do Rio em pouco mais de 24 horas. São Paulo tem 10 infectados (incluindo uma adolescente assintomática). Bahia e Espírito Santo têm um caso cada.

O Ministério da Saúde aguarda o exame de contraprova de uma mulher de 53 anos, que testou positivo para SARS-CoV2 em um laboratório particular no Distrito Federal, onde está internada. Se validado pelo Instituto Adolfo Lutz, será o 15º caso no Brasil.

A pasta ainda monitora 768 casos suspeitos. Outros 480 já foram descartados.

O Ministério da Saúde passa a considerar caso suspeito todo viajante procedente da América do Norte, Europa, Ásia ou da Austrália que apresente febre e sintomas respiratórios. Isso põe fim à lista de 36 países que era usada até então.