Rio comemora 455 anos debaixo de chuva O Rio de Janeiro que neste domingo (01) completa 455 anos de fundação entrou em estágio de alerta nos primeiros minutos do dia. A cidade já estava em "atenção" desde as 22h02 de sábado (29), mas o aumento do volume de chuva levou o Centro de Operações da Prefeitura a elevar o grau: passou do terceiro para o quarto em uma escala de cinco níveis.

O estágio de alerta significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.

Durante a madrugada, a Defesa Civil acionou 27 sirenes em 13 comunidades da capital fluminense. Segundo o órgão, é importante que os moradores de áreas de risco fiquem atentos aos alertas sonoros e se desloquem para os pontos de apoio das comunidades.

Às 6h40, o Centro de Operações da Prefeitura informou que diversas vias da cidade, principalmente nas Zonas Norte e Oeste, apresentavam interdições por acúmulo de água.

Festa de Aniversário
Apesar do temporal, a festa de aniversário da cidade está mantida. A comemoração, realizada há 40 anos pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) na Rua da Carioca, mudou de endereço. Os 455 anos de fundação da cidade serão comemorados neste domingo ao lado da roda gigante do Porto Maravilha, a partir das 10h.

Como acontece todos os anos, é concedido o troféu “O mais carioca” a uma personalidade que promova o Rio. Este ano, o homenageado será o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Carvalho Bandeira de Mello.

- O objetivo da festa é mostrar que, apesar dos problemas, o Rio continua sendo a cidade maravilhosa seja para viver, trabalhar ou visitar - diz o presidente da Sarca e vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), Roberto Cury.