Ouça aqui a Rádio Melodia!

Rio de Janeiro se prepara para enfrentar coronavírus O Rio de Janeiro já tem um plano de contingência contra o coronavírus. O secretário de Saúde do estado, Edmar Santos, reiterou que a população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio, entre eles, proteger nariz e boca após tossir ou espirrar e lavar constantemente as mãos.
 
O secretário esclareceu que o Rio de Janeiro já tem pronto um plano de contingência  integrado com os 92 municípios e a rede privada de saúde para preparar as unidades que deverão receber pacientes. A medida foi anunciada no começo do mês.
 
A Secretaria Estadual de Saúde também já promoveu a capacitação de representantes do estado e das secretarias de Saúde de todos os municípios fluminense, hospitais universitários, militares e privados.

O órgão informou que o plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus, conforme planejado. Além disso, a secretaria vai intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população.

Os objetivos e metas são baseados nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Entre os conteúdos do plano, estão critérios de definição de caso suspeito,  notificação e coleta de amostras laboratoriais, além de respostas aos três níveis de alerta.
 
O plano prevê ainda reserva de 120 leitos em hospitais da rede pública,  manutenção de insumos, intensificação das ações de vigilância e campanhas educativas.