Publicidade

Saiba qual é o país que está prestes a considerar o cristianismo ilegal Quase 70% dos finlandeses ainda são membros da igreja luterana nacional. Mas isso não significa que eles sejam crentes. Menos de um terço dos finlandeses agora dizem que acreditam em Deus. Esta nação historicamente cristã não apenas deixou a fé, mas iniciou investigações criminais contra cristãos.

Mas ainda é uma nação com uma constituição que diz à igreja nacional para "proclamar uma fé cristã baseada na Bíblia". Então, por que a Finlândia está investigando um membro do parlamento por 'proclamar sua fé cristã baseada na Bíblia'?

Päivi Räsänen está sob duas investigações por supostamente difamar ou insultar homossexuais. A primeira, depois que ela compartilhou um versículo da Bíblia no Twitter, no ano passado, destinado à igreja luterana da Finlândia por promover o estilo de vida homossexual.

Räsänen disse à CBN News: "No meu tweet, citei diretamente o primeiro capítulo e os versículos 24 a 27 de Romanos e publiquei a figura das passagens da Bíblia". A passagem condena a homossexualidade.

O promotor geral da Finlândia abriu agora uma segunda investigação sobre um panfleto que Päivi escreveu há 15 anos sobre o casamento cristão bíblico, chamado "Homem e mulher, Ele os criou".

É o ensino bíblico que a constituição finlandesa diz que apoia. Räsänen disse que, por causa disso, ele assumiu que a investigação não iria a lugar algum.

"Sim, sim, eu assumi. De fato, foi uma surpresa para mim que haja até uma investigação policial sobre esse caso. Eu não teria acreditado.

Leif Nummela, editor de um jornal cristão e apresentador de TV cristão na Finlândia disse: "Eu pensei que isso não poderia acontecer. Era inacreditável. Foi uma surpresa real. E meu primeiro pensamento foi: 'eles realmente estão indo longe'?"

O pastor luterano que publicou o panfleto que Päivi escreveu sobre o casamento cristão também está sob investigação.

A autora e teóloga Pasi Turunen diz que este foi um despertar rude para muitos cristãos.

"Os cristãos finlandeses viveram em uma cultura cristã muito homogênea", disse Turunen. "Tem sido muito fácil, porque todo mundo pensa e acredita da mesma maneira, e agora isso se tornou uma situação completamente nova para nós quando nossa fé é desafiada".

Päivi disse que tudo isso começou em oração quando ela se sentiu guiada pelo Senhor a fazer algo para despertar a igreja nacional na Finlândia sobre a questão da homossexualidade. Mas agora ela teme que essa investigação os deixe com muito medo de proclamar sua fé.

"Estou preocupada que este caso, a investigação criminal, possa assustar alguns cristãos para se esconderem e se calarem."

Turunen disse: "Aumenta o limiar de dizer qualquer coisa na praça pública e, de certa forma, vejo que esse é o objetivo desse tipo de ataque: colocar um alto preço em expor sua mente cristã em voz alta na sociedade".

Se condenado, Päivi pode ser multado ou até preso. E Turunen e Nummela acham que o apoio dos líderes evangélicos finlandeses a ela foi fraco.

"Se pudéssemos facilmente ter duzentos mil cristãos dizendo: 'isso é horrível, pare de perseguir Päivi Räsänen' 'e isso teria um enorme impacto", disse Nummela.

Turunen disse que deseja "que os líderes evangélicos sejam mais francos e ousados. Caso contrário, chegará um momento em que cada um de nós estará na frente do esquadrão de tiro".
Päivi diz que não tem medo e acredita que Deus tem um plano para a Finlândia.

Ele disse: "Estou esperando para ver o que Deus está fazendo, porque quando Ele levanta orações, podemos saber que Ele está fazendo alguma coisa".