Reino Unido deixa União Europeia Mais de três anos depois de ser aprovado em um referendo, o Brexit se tornará realidade. A partir das 23h (20h no horário de Brasília) desta sexta-feira (31), o Reino Unido deixará de fazer parte da União Europeia.

Pela primeira vez em 47 anos, os britânicos estarão efetivamente fora do bloco que garantia livre comércio e livre movimentação para seus cidadãos com outros 27 países na Europa continental.

Pelos próximos 11 anos, o Reino Unido e a União Europeia vão manter as regras atuais e negociar um acordo comercial que irá valer para os anos seguintes. O futuro, no entanto, ainda é incerto tanto para especialistas quanto para brasileiros que vivem no país.

Outro ponto importante que ainda não foi resolvido é a respeito das duas Irlandas. No acordo aprovado pelos parlamentos britânico e europeu, foi retirada a garantia de que não seria fechada a fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido.

Brasileiros que moram no Reino Unido temem ser vítimas de xenofobia diante das possíveis mudanças que acontecerão depois que todas as regras da saída do bloco forem finalizadas. Há relatos de que depois que Brexit venceu, começaram os episódios de violência física e verbal contra imigrantes.