Publicidade

Prefeitura do Rio atua para impedir entrada do sarampo durante o Carnaval A Secretária Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, Beatriz Busch, abriu nesta quarta-feira (29/01) a campanha de intensificação da vacinação contra sarampo para profissionais que lidam diariamente com turistas. O objetivo é fazer uma barreira contra a transmissão da doença e, para alcançar essa meta, equipes atuaram nos aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont e na Rodoviária Novo Rio, numa ação voltada para taxistas.

“O sarampo infelizmente retornou ao Brasil. Neste carnaval, temos uma previsão de receber no Rio quase dois milhões de turistas e, muitos deles, infelizmente, poderão trazer o vírus do sarampo, mesmo sem saber que estão com a doença. Então, precisamos proteger a cidade, cuidando de quem tem o primeiro contato com os turistas, que são muito bem-vindos em nossa cidade. Essa ação é muito importante para o Rio e nossas famílias”, disse a secretária Beatriz Busch, que esteve no ponto de vacinação do Aeroporto Santos Dumont.

Durante a campanha, é feita a verificação da carteira de vacinação dos taxistas e a aplicação da dose nos profissionais que não estiverem com o esquema vacinal completo (duas doses de rotina) ou que não sabem ou não se lembram se já foram vacinados. Além dos taxistas, a campanha será estendida a trabalhadores da rede hoteleira, motoristas de aplicativos (Uber), garis da Comlurb, guardas municipais e policiais.

Vacinar é a melhor prevenção
A recomendação é que, independentemente da profissão, quem tem até 59 anos deve procurar uma das 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) para avaliar se há necessidade de vacinação. É importante ainda que os pais não deixem de vacinar as crianças a partir de seis meses de vida.

Nesta campanha, a Prefeitura vai até os locais onde esses profissionais trabalham. As próximas ações da campanha de intensificação da vacinação serão:

– Dia 30: Rodoviária Novo Rio, Hotel Windsor Guanabara, Centro Administrativo São Sebastião, COMLURB Botafogo e Leblon, Praça Nelson Mandela, COMLURB Irajá, Aeroporto Antônio Carlos Jobim, Supermercado Mundial Irajá, Hotel La Ghetto Stilo Barra da Tijuca, BRT Alvorada, BRT Recreio, FarManguinhos Jacarepaguá.

– 31: FarManguinhos Jacarepaguá, Porto do Rio de Janeiro/Pier Mauá/posto médico do armazém 4, COMLURB Santa Cruz, Antônio Carlos Jobim/Terminal 1, Aerotáxi Galeão, Supermercado Extra Irajá, Hotel Hilton Barra da Tijuca, Centro Administrativo São Sebastião.

O Dia D
A vacinação contra o sarampo já é rotina nas 233 unidades (clínicas da família e centros municipais de saúde), e está disponível durante todo o ano. Mas para ampliar a barreira de proteção contra a doença, a SMS realiza no próximo sábado, 1º de fevereiro, o Dia D de vacinação contra o sarampo, com todas as unidades municipais de saúde da rede de Atenção Primária funcionando das 8h às 17h, além de postos extras montados em todas as regiões da cidade.