Publicidade

Prosperidade à luz da Bíblia

Há algum tempo cristãos evangélicos convivem com um grande dilema: afinal, a busca pela propriedade desagrada ou não a Deus? Igrejas que pregam a prosperidade são frequentemente criticadas por denominações mais tradicionais. Mas como sustentar sua família e igreja sem uma vida abençoada financeiramente? É pecado ter uma carreira profissional bem-sucedida? Hoje existem profissionais evangélicos dedicados a orientar pessoas no caminho de uma vida profissional abençoada. É o caso da Career Coach (Coach de Carreira) Erica Yanney, que está concluindo o curso de preparação para Career Coaches na “Professional Association of Résumé Writers and Career Coaches” e é fundadora da “Altitude Career Coaching”.  Partindo de princípios bíblicos, Erica questiona algumas “mentalidades limitadoras que reinam nos arraiais evangélicos”.

Como decidiu seguir uma profissão voltada para ajudar outras pessoas a serem bem-sucedidas em suas carreiras?

Erica Yanney: A princípio, minha formação foi na área da música. Sou Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, hoje FABAT, Bacharel em Piano pela UFRJ, Mestre em Música pela Unirio e cursei o Teacher Certification Program na Kutztown University, PA, nos Estados Unidos. Exerci a função de Ministra de Música em duas igrejas do Rio, fui professora do Curso de Música Sacra do Seminário do Sul e também na Faetec de Quintino. Nos Estados Unidos, atuei como professora de música em escolas secundárias, além de exercer funções relacionadas ao ministério da música em algumas igrejas. Afastei-me do mercado para cuidar dos meus filhos por um tempo e decidi, depois de muita resistência e diálogo com Deus, mudar de carreira, tornando-me Career Coach. Encaro esta mudança como um chamado de Deus e estou mais realizada do que nunca desenvolvendo este ministério. Verdadeiramente descobri meu propósito e paixão! 

Hoje o Brasil tem muitos desempregados com formação universitária. Como você analisa este quadro?

A situação econômica do nosso país é por muitas vezes um obstáculo para a juventude. Mas, existem outros, como por exemplo, a falta de preparação dos jovens para encarar o mercado de trabalho. A faculdade os prepara tecnicamente em suas áreas, mas muitos não sabem como escrever seus currículos, prepararem-se para entrevistas, fazer networking, planejar estrategicamente a sua busca de empregos e fazer seu marketing. Foi esta a razão que me motivou a me tornar Career Coach: ver muitos jovens com grande potencial não conseguirem seu lugar ao sol por falta de orientação e conhecimento do mercado. Tudo começou porque decidi ajudar um jovem profissional que vinha tentando encontrar emprego sem sucesso por muitos anos, apesar de sua competência e boa formação acadêmica com pós-graduação e mestrado. Bastou reescrever seu currículo e ajudá-lo a preparar seu perfil no LinkedIn para que ele começasse a receber propostas de entrevistas de empresas de grande porte. Este primeiro sucesso foi o empurrão que me fez tomar a decisão final de me tornar Career Coach, eu percebi que amava fazer isso e que poderia gerar bons resultados para as pessoas que ajudava. Eu quero ser uma luz pra muita gente!

Buscar uma vida próspera financeiramente contraria a Palavra de Deus, como muitos tradicionalistas costumam afirmar?

Deus fez de Abraão um homem rico e abençoado, Deus fez de Ló um homem rico e abençoado, quando Salomão pediu sabedoria, Deus prometeu a ele riquezas incomparáveis além da sabedoria! Estas evidências mostram claramente que Deus não é contra a riqueza e a prosperidade. A grande questão é não se deixar dominar pelas riquezas. Pensar nelas como fonte de bem-estar e conforto para você e para sua família, ter suas prioridades bem estabelecidas e pensar na riqueza como meio de abençoar. Muitas vezes, as pessoas pensam em pessoas ricas como desonestas, orgulhosas, longe de Deus, sem tempo para a família e para o prazer, obcecadas por dinheiro. É possível ser rico e colocar Deus em primeiro lugar, a família em segundo, a igreja em terceiro e o sucesso profissional e financeiro em quarto. É possível ser rico e viver uma vida equilibrada de acordo com os princípios bíblicos. E se é possível, por que não? Por que não buscar a prosperidade?

Quando Jesus disse que era mais fácil um camelo passar por uma agulha do que o rico entrar no reino dos céus, Ele estava criticando o apego às riquezas e a falta de equilíbrio na priorização e organização da vida, não a riqueza em si! Se crentes se tornam ricos, temos igrejas ricas, missionários e pastores bem cuidados, mais serviços de assistência social, recursos para o ministério infantil e tantos outros benefícios! Desta forma não estaremos servindo a Mamon, o deus da riqueza citado em Mateus 6:24, mas usando nossas riquezas de acordo com os princípios do reino de Deus para a glória Dele. Quando nossas riquezas são colocadas sob o senhorio de Cristo, a riqueza é uma bênção na vida do crente. A Bíblia nos chama a sermos ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir (I Timóteo 6:17-19). Através da sua riqueza você pode abençoar a sua família, os seus amigos, a sua igreja e em última instância, o reino de Deus.

Quais os cuidados especiais na busca pela prosperidade?

A prosperidade não deve ser um foco e um fim em si mesma, se não se torna ganância! Quando vivemos uma vida equilibrada em Cristo, tudo se ajusta, inclusive o uso e o lugar dado às riquezas. Viver uma vida equilibrada em Cristo significa tempo para descansar, tempo para a família, tempo para a igreja, tempo para diversão, tempo para os amigos, além é claro, do tempo para o trabalho, tudo em equilíbrio. Alta performance e sucesso são resultados de equilíbrio, não de uma obsessão desenfreada por sucesso e dinheiro. É preciso estar saudável em todos os sentidos para tornar-se próspero e ser feliz!

Existem caminhos a serem traçados? Quais?

O primeiro passo é sempre identificar o propósito de Deus para a sua vida. Deus tem um plano para cada vida e só alcançamos a felicidade plena quando estamos sintonizados com este propósito. Deus te deu um perfil específico, valores, interesses, capacidades e paixões. Quando você reflete sobre tudo isso e descobre aquilo que ama fazer, aquilo para o qual foi criado, o sucesso é uma consequência natural. O sucesso tem significados diferentes para cada pessoa, mas em termos gerais eu diria que sucesso é realizar aquilo que você gosta e tem prazer em fazer de acordo com o perfil e o propósito que Deus criou pra você, e ser feliz.

Em segundo lugar, identifique onde você está, onde quer chegar e os passos que precisa dar pra caminhar até lá. Em terceiro, estabeleça estratégias e escolha processos adequados, sempre reavaliando o que está dando certo ou não e fazendo ajustes. Elimine as distrações e as mentalidades bloqueadoras neste processo. Em quarto, mantenha a convicção do seu chamado e propósito e não desista quando obstáculos e dificuldades vierem. Foque-se em encontrar soluções e use os obstáculos como motivação de superação. Seja focado, não dá pra ter sucesso se você atira para todos os lados, e intencional a cada passo, realizando tudo com um propósito claro e definido em relação ao seu objetivo. Em quinto lugar, não esqueça de manter o equilíbrio e de se cuidar no processo. Curta a jornada, não espere alcançar seu objetivo pra ser feliz, porque pode demorar! Ninguém disse que ser bem-sucedido seria fácil! Nada substitui o trabalho duro e a resiliência! Cercar-se de ajuda e de mentoria também ajuda muito no processo. A Bíblia diz em Provérbios 15:22: “Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito”.

Em última instância, nós temos um Pai que gosta de dar boas coisas a seus filhos (Mateus 7:11) e que diz “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á” (Mateus 7: 7-8). Pedir e buscar são ingredientes fundamentais no sucesso!

Na Altitude, utilizamos uma metodologia baseada nos parâmetros estabelecidos pela International Coaching Federation (ICF). Por meio de um processo de perguntas instigantes, levamos o profissional a refletir sobre si mesmo, seus objetivos, as ferramentas ao seu dispor, as ferramentas que precisa adquirir, os aspectos em que precisa desenvolver-se e as melhores estratégias para alcançar seus objetivos. Este processo inclui pesquisa, ação e autoavaliação constantes num ciclo que se repete à medida em que navegamos pelos objetivos e metas para atingir o alvo desejado.

Comparando a realidade profissional à realidade do voo, primeiro fazemos o reconhecimento do equipamento de voo(o profissional), definimos o destino (objetivos), fazemos o plano de voo (as estratégias), realizamos a preparação da aeronave (nas sessões semanais ou quinzenais), trabalhamos na pilotagem durante o voo, (as ações do profissional) e, após a aterrissagem, reavaliamos o equipamento e todo o processo, e então recomeçamos um novo ciclo com novos insights.

O papel do Career Coach é flexível e multifuncional. Por vezes, ele atua como um Mecânico de Avião, ajustando as engrenagens, lubrificando e melhorando a performance da aeronave; algumas vezes como o CEO da empresa aérea, ajudando a estabelecer a visão global do processo e as estratégias de marketing; outras vezes, como um Controlador de Voo, ajudando o profissional com uma visão externa do voo e evitando erros e colisões, e em outras, como Copiloto ou Engenheiro de Navegação dando suporte ao voo e monitorando combustível (motivação), motores (processos mentais) e pressão (nível de stress), colaborando com uma visão sistêmica dos sistemas hidráulico (corpo), elétrico (alma) e eletrônico (mente).

E nessa visão, vida profissional e vida religiosa podem se misturar?

Podem e devem! Se você seguir os princípios bíblicos na sua vida profissional, você vai ser bem-sucedido. Todos os princípios de planejamento, desenvolvimento profissional, inteligência emocional e liderança estão na Bíblia. O livro de Provérbios, por exemplo, está cheio de conselhos inestimáveis para a vida profissional. O cristão que busca na oração e na Bíblia a inspiração, a motivação e a direção a cada dia só tem a ganhar!

Como podemos fazer da Bíblia nossa fonte de desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional começa com o autoconhecimento e a identificação dos pontos fortes e fracos, depois vem a reflexão sobre eles e sobre como eles afetam a performance e como poderíamos obter uma melhor performance, e, por fim, o estabelecimento de objetivos, metas e processos que vão progressivamente levá-lo a melhorar. É um processo que envolve muitas vezes mudar mentalidades bloqueadoras e o modo de pensar e agir, seus hábitos. Soa familiar? A Bíblia constantemente nos desafia a um processo de crescimento espiritual, a reconhecer os nossos pecados, mudar e renovar a nossa mente e o nosso entendimento. Quando buscamos a mente de Cristo e a maturidade espiritual nos tornamos pessoas melhores e isto naturalmente se reflete na vida profissional.

Também podemos intencionalmente buscar direção para problemas específicos. Por exemplo: quer aprimorar sua liderança, estude a vida de Moisés e Neemias e analise e compare os diversos reis citados em I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas; quer melhorar as relações interpessoais, estude as interações de Jesus com as pessoas; quer crescer na arte de falar bem em público e de persuadir, estude a estrutura dos discursos de Pedro e Paulo no Novo Testamento; quer refinar sua capacidade de planejamento estratégico, estude as guerras de Israel e as estratégias que o próprio Deus estabeleceu para que elas fossem vencidas e toda a estratégia do plano de salvação ao longo da história; quer otimizar processos, estude figuras como Jetro, Moisés, e Daniel, assim como o livro de Atos; querendo entender o princípio de networking, estude a estratégia de Jesus para o crescimento de sua igreja relatada nos evangelhos e no livro de Atos; querendo trabalhar na inteligência emocional, estude o fruto do Espírito e o Sermão da Montanha; precisando de motivação, a Bíblia está cheia de versos para lhe encorajar diariamente!

Poderia deixar algumas dicas para que um profissional seja bem-sucedido em 2020 e abençoe sua casa e sua igreja?

Para os que estão buscando recolocação em 2020, recomendo ler uma série de artigos que escrevi intitulada “Sucesso na Recolocação Profissional em 2020”. Estes artigos podem ser encontrados na minha página do LinkedIn , no canal do Telegram da Altitude, minha empresa ou na página profissional da Altitude Career Coach no Facebook. Em cada um deles, indiquei um elemento importante no processo de recolocação profissional, são eles:

1.Tenha um Currículo Fenomenal – Baseado em competências, com palavras-chave, verbos de impacto e que relate suas histórias de sucesso em linguagem de mercado.

2.Conheça todo o seu potencial e os sucessos da sua história – o autoconhecimento é a chave sem a qual todo o resto perde o sentido! É preciso refletir sobre sua história e ter olhos pra ver o sucesso em cada atividade realizada no passado.

3.Reveja suas Estratégias – se algo não está dando certo por um longo tempo, é hora de mudar a estratégia! Busque ajuda!

4.Prepare-se para Impressionar na Entrevista – Nosso Deus é um Deus que planeja tudo nos mínimos detalhes e a entrevista é um momento em que precisamos imitá-lo, porque ela requer muito preparo anterior. Recomendo assistir meu vídeo “Você Sabe Preparar-se para Entrevistas?” no Canal do youtube da Altitude Career Coaching.

5.Invista em Networking – 80% das vagas de emprego são preenchidas por networking. Simplesmente postar currículos online só te dá por volta de 4% de chance de sucesso. É preciso aprender este processo de ajuda mútua e cooperativa entre profissionais.

6.Estude o Mercado e Invista em Empresas que São Compatíveis com Você – Parte do segredo da felicidade profissional é encontrar uma empresa que tem valores que você aprova e com os quais se identifica. Não esqueça de pesquisar e de correr atrás de oportunidades em tais empresas.

7.Contrate um Coach de Carreira para lhe orientar – dentre as várias vantagens do processo de coaching estão: visão externa do seu desempenho e espelhamento da realidade para a sua reflexão; visão imparcial de situações; visualização de novas perspectivas e possibilidades nos contextos em que você se encontra; acesso aos conhecimentos que o coach tem a respeito de bons processos pela experiência com vários profissionais. Grandes executivos, como Eric Schmidt, CEO da empresa Google e Sheryl Sandberg, CEO do Facebook, se utilizam do processo.

Para os profissionais em busca de desenvolvimento profissional digo: a oração é uma grande fonte de desenvolvimento profissional. Nada é mais poderoso do que expor suas emoções e pontos fracos diante daquele que é poderoso para mudar tudo em nós, nos níveis mais profundos, e melhorar o nosso desempenho em todas as áreas da nossa vida. “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12:2) eliminando mentalidades limitadoras e bloqueadoras que possam estar impedindo a alta performance e o sucesso.

Já pensou em escrever um livro sobre o tema?

Um dos presentes de Deus neste processo tem sido a abundância de ideias, possibilidades e estratégias que Ele tem colocado em minha mente ao ouvir as situações profissionais de meus clientes. Minha mente anda fervilhando com ideias e nada melhor do que escrever um livro para compartilhar tudo isso! Em um de meus ensaios, me dei conta de que precisava escrever tudo isso e transmitir minhas experiências e aprendizados como Career Coach. O título do livro por enquanto é: “Evangélicos no Mundo Profissional – Você foi Criado para Brilhar!”. A premissa é que Deus nos criou para o sucesso e que quando nós brilhamos, damos glória a Ele e brilhamos, refletindo o nosso Criador. A partir desta ideia, discuto o processo de coaching e desenvolvimento profissional utilizando-me de princípios e textos bíblicos e questiono algumas mentalidades limitadoras que reinam nos arraiais evangélicos, propondo uma maneira de enxergar o sucesso como plano de Deus para nós. Deus nos criou para sermos bem-sucedidos, para realizarmos o propósito que Ele tem pra nós. Ninguém nasceu para ser derrotado! Por que não estamos obtendo o sucesso, então? Eu espero responder a esta pergunta e libertar muitas pessoas de mentalidades e hábitos que estão impedindo o fluir de todo o potencial e de todo o sucesso que Deus tem para elas.