Começa fase de matrículas para novos alunos nas escolas do município do Rio A matrícula dos novos alunos para a Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro começou nesta quinta-feira (16), e vai até terça-feira (21). Os candidatos devem acessar o site matricula.rio e escolher a unidade escolar de preferência que possua a vaga pretendida. O site indicará o dia útil seguinte para comparecimento na escola escolhida para confirmação da matrícula.

Caso o candidato nunca tenha estudado e esteja fora da idade para o ano escolar, será necessário selecionar no site um polo de avaliação localizado na região onde pretende estudar. O candidato precisa comparecer no dia, horário e local agendado pelo site para realizar uma avaliação com equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A avaliação garante melhor atendimento escolar ao futuro aluno.

Ao final do atendimento o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Para confirmação da matrícula o responsável precisa comparecer no próximo dia útil à unidade escolar escolhida.

A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro é a maior da América Latina, com 1.540 unidades e cerca de 650 mil alunos que vão da creche/pré-escola até o ensino de jovens e adultos.