Jamais desperdice oportunidades Você aproveita bem as oportunidades? Ou será que elas estão diante de você e o medo te impede de chegar mais longe? Oportunidades surgem o tempo inteiro. Algumas pessoas aproveitas. Outras desperdiça. Muitas pessoas não enxergam as oportunidades diante delas.

Em Gênesis 41.33-36 diz assim: “Procure agora o Faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito.

O Faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura.

Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do Faraó, serão armazenados nas cidades.
Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome."

Faraó teve um sonho que significava sete anos de muita fartura no Egito, e depois sete anos de muita escassez. José, inspirado por Deus, revela o sonho de Faraó. Mas logo em seguida, sem que o Faraó pergunte nada a José, ele diz: “Faraó, se o senhor terá sete anos de muita fartura, e depois sete anos de muita escassez, eu tenho uma sugestão. Durante o período de fartura, pegue 1/5 de toda a produção e coloque em celeiros. Vá fazendo um estoque de 20% da produção. Será tanta fartura que esta quantidade não fará falta na alimentação do povo. Mas garantirá alimentos suficientes não apenas para alimentar todo o Egito, mas para comprar todas as terras do Egito. O senhor terá também, com isso, mantimentos para vender a outras partes do mundo. E assim o Egito será o reino mais próspero da Terra.”

Quando Faraó ouviu aquilo, ficou encantado. Um jovem de 30 anos estava lhe apresentando um planejamento estratégico que elevaria sua nação a um patamar elevadíssimo. Ele ficou encantado porque aquele jovem apenas revelaria um sonho, porém ele também revelou um projeto para aquele sonho. Uma estratégia para livrar o Egito do sofrimento a partir daquele sonho.

O José não desperdiçou a oportunidade de mostrar ao Faraó que ele não era apenas um homem inspirado por Deus para revelar um sonho. Não! Ele era um homem inspirado por Deus para conduzir um projeto, uma situação, um reino. E por conta disso, Faraó escolheu José como governador de todo o Egito. Abaixo de Faraó, o primeiro homem era José.

José ganhou o melhor “emprego” do Egito. Num único dia, ele saiu de prisioneiro para chefe de toda aquela nação, abaixo apenas de Faraó.

Ele foi parar na cadeia após ser acusado de assédio sexual contra a mulher de um oficial chamado Potifar. E agora estava acima de seu acusador. Que virada impressionante!

Tudo porque na hora em que chamaram José para fazer algo, ele não desperdiçou a oportunidade de revelar outra coisa.

Quantas vezes você está em uma empresa e foi contratado para fazer “isso” e você só faz “isso”. E não mostra que é capaz de fazer também “aquilo”.

Você talvez esteja num setor que, por exemplo, simplesmente organiza o estoque das coisas. E então você deixa de fazer uma planilha de controle desse estoque. Ou deixa de desenvolver um sistema que facilitaria esse controle. Você não vai além e só faz o que te pedem. Enquanto há pessoas que vão além e têm a chance de ganhar uma oportunidade em um setor melhor da empresa, com um salário melhor.

Não podemos jamais perder a oportunidade de mostrar o que temos a oferecer; apresentar o potencial que há em nós. Um amigo meu sempre dizia que “na vida não adianta saber, tem que botar na vitrine”.

Muitas vezes você tem oportunidades de mostrar no que você é bom. Mas você esconde o seu potencial. E então ninguém te dá uma oportunidade porque não sabem da sua capacidade.

José não desperdiçou oportunidade. Ele foi chamado para uma coisa e revelou muito mais. E por conta disso recebeu uma chance que virou a chave de sua vida. Mudou a vida também de todo o povo hebreu, porque depois os seus familiares foram morar no Egito e tiveram prosperidade.

Se você não está aproveitando as oportunidades na vida, não diga que elas não chegaram. Avalie o quanto você as desperdiçou. Sempre há uma oportunidade para vermos algo a mais, aprendermos algo a mais, criar algo a mais, vender algo a mais, comprar algo a mais, para vivermos algo a mais.

Você está atendo às oportunidades? Quais são as oportunidades que estão diante de você? Quais são as pessoas que estão no seu caminho e, porque está acanhando, você não está usufruindo dessa conexão? Quais são as portas que você está deixando de ultrapassar porque não está atento que ela está diante de você? São portas de estudos, de dinheiro, de profissão, de vida espiritual... quais são as oportunidades que você está desperdiçando? Pense nisso e tome uma nova posição.

Deus te abençoe! Amém?!

s