Frente fria chega ao Rio de Janeiro Desde as 3h27 desta sexta-feira (17), o município do Rio de Janeiro está em Estágio de Mobilização por conta do grande volume de chuva que atingiu a cidade durante a madrugada. Há previsão de chuva moderada a forte ao longo do dia.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, as pancadas de chuva começaram ainda durante a madrugada e os reflexos surgem nesta manhã, com bolsões d'água, alagamentos e quedas de árvore.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido a chuva e/ou outros fatores.

RECOMENDAÇÕES
.Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
.Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
.Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito;
.Baixe o aplicativo do COR, disponível em Android;
.Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

RESSACA
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca que começa a valer a partir das 09h deste sábado (18/01) e termina às 21h do domingo (19/01). Durante este período, ondas de até 2,5 metros de altura podem atingir a orla do Rio. A prefeitura do Rio pede para que a população siga as recomendações abaixo:

• Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
• Evitar a prática de esportes no mar;
• Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
• Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
• Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
• Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
• Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.