Vulcão entra em erupção e deixa Filipinas em alerta

O vulcão Taal, localizado nas Filipinas, entrou em erupção neste domingo (12).⁠



O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia já recomendou a evacuação imediata da ilha do vulcão Taal, bem como das cidades em volta.⁠



Comum em grandes erupções, há atividade de raios devido à carga elétrica do material ejetado pelo vulcão na atmosfera como cinzas e rochas, criando imagens impressionantes.⁠



Milhares de pessoas que vivem perto do vulcão Taal, uma atração turística popular localizada no centro de um lago, tiveram que abandonar suas casas.



Os sismólogos filipinos registraram movimentos de lava no Taal, cerca de 65 km ao sul de Manila, e uma erupção pode ocorrer "dentro de alguns dias ou semanas" se essa atividade continuar, disse Renato Solidum, chefe do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas.



As autoridades filipinas da aviação ordenaram a suspensão dos voos que partem ou que tenham como destino o aeroporto internacional da capital, Ninoy Aquino, depois que foi relatado que a nuvem de cinzas emitida pelo vulcão atingiu uma altura de 15 mil metros.



Inicialmente, as autoridades suspenderam os voos desse aeroporto por algumas horas, mas depois anunciaram que os voos foram cancelados "até novo aviso". 



O arquipélago das Filipinas está localizado no chamado "anel de fogo" do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem, causando terremotos e atividade vulcânica regulares. Em janeiro de 2018, dezenas de milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas devido a uma erupção do Mont Mayon, na região central de Bicol.



Warning: Use of undefined constant video - assumed 'video' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/melodianews/www/noticia.php on line 91