Cadastro Positivo começa a valer neste sábado (11)

A consulta de informações ao Cadastro Positivo começa a valer oficialmente neste sábado (11) para as primeiras pessoas físicas e jurídicas registradas no programa. O Cadastro Positivo é um banco de dados de consumidores que considera todas as contas já pagas e as que ainda irão vencer.



Como funciona o Cadastro Positivo?



O Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.



O histórico de pagamentos relacionados a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.



COMO SUA NOTA É CALCULADA?



Essa nota é calculada a partir de informações suas coletadas por birôs de crédito: seus dados financeiros, sua renda, se você está em dia com os pagamentos de contas de energia, água, telefone, entre outros, além dos dados de seus familiares em primeiro grau.



Quando alguém afirma que “seu score está baixo”, isso quer dizer duas coisas: que suas informações pessoais foram coletadas e estão sendo tratadas por bancos de dados que alimentam esse sistema, e que você está ranqueado com uma pontuação – geralmente de 0 a 1000 – que estima sua probabilidade de inadimplência.



Quem fará uso das informações positivas?



Os birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo, como a Serasa, receberão as informações das fontes, que são as empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores, entre elas: água, eletricidade, gás, telefone. E poderão ter acesso às suas informações o comércio, os bancos, as financeiras e as prestadoras de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.



É possível revisar as informações?



Você pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita. Caso encontre alguma informação divergente no seu relatório de Informações Positivas, nós podemos te apoiar na sua solicitação de revisão.



É possível cancelar a qualquer momento:



Sim. Você poderá sair a qualquer momento, bastando para isso solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito. O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis.



Mas eu não faria isso, pois excluindo seu nome do Cadastro Positivo, você volta a ser avaliado apenas pelo seu histórico negativo. Ainda assim, você quer solicitar o cancelamento de seu Cadastro Positivo? Sim, quero cancelar meu Cadastro Positivo em todos gestores banco de dados.