Banco de sangue precisa urgentemente de doadores Neste período de férias escolares, os estoques do Banco de Sangue Serum estão abaixo do ideal. Em janeiro, as doações caem cerca de 45%, o que prejudica o fornecimento de sangue aos pacientes de hospitais públicos e privados.

Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum, a situação exige atenção e mobilização da população.

"Precisamos receber, pelo menos, 80 doações diárias de sangue, para atender à demanda proveniente de situações emergenciais em que justamente nesse período podem ser mais complicadas, devido a acidentes de trânsito, pois há um número maior de pessoas viajando, além de desastres naturais e procedimentos em geral. Por isso, temos que estar prontos com estoques saudáveis para atender casos de emergência, caso ocorram. Vamos doar sangue e salvar muitas vidas", diz.

Ainda de acordo com Moreira, todos os tipos de sangue são necessários nesta época de ano, principalmente O negativo.

"O tipo O negativo é universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é utilizado pelos hospitais", afirma.

Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Serviço:
Endereço: Rua Riachuelo, 43, Centro - Rio de Janeiro
Dentro do Hospital da Ordem do Carmo, 3º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Telefone: (21) 3233-5950
Estacionamento conveniado durante a doação - Landeiras Park, Avenida Gomes Freire, 769 - Lapa.