Riocard Mais: começa troca gratuita dos novos cartões do tipo  Vale-Transporte Agora chegou a vez de trocar o antigo cartão do tipo Vale-Transporte (VT) pelo novo Riocard Mais. Após promover a substituição gratuita de mais de 3 milhões de cartões do modelo Expresso, entre maio e outubro de 2019, a Riocard Mais iniciará, na próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro, a troca de aproximadamente 1,7 milhão de cartões Vale-Transporte que estão em utilização por passageiros de 43 municípios atendidos pelo sistema de bilhetagem eletrônica no Estado do Rio de Janeiro. O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte público: ônibus municipais e intermunicipais, trens, metrô, barcas, vans legalizadas, VLT e BRT.
 
Assim como aconteceu com sucesso na primeira fase com o cartão Expresso, as trocas serão gratuitas e realizadas em pontos estratégicos, nos meios de transporte e em locais de grande movimentação, para oferecer maior conforto e comodidade aos clientes. A substituição dos cartões é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica da Riocard Mais, a maior rede de pagamento eletrônico do país no transporte público, com mais de 150 milhões de transações registradas por mês.
 
ONDE TROCAR
A troca do cartão Vale-Transporte é simples e rápida, podendo ser realizada nos pontos exclusivos de atendimento montados pela Riocard Mais. Nesta primeira semana, serão 90 equipes de troca, que estarão distribuídas em 7 estações do BRT e 4 no sistema de trens da SuperVia. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Nesta primeira fase, as trocas poderão ser feitas nas seguintes estações do BRT: Alvorada, Jardim Oceânico, Madureira, Mato Alto, Salvador Allende, Santa Cruz e Taquara.

O procedimento também poderá ser realizado nas seguintes estações da Supervia: Campo Grande, Central do Brasil, Madureira e São Cristóvão. A troca é feita por uma funcionária uniformizada.

Novos pontos de troca serão adicionados gradativamente à rede de atendimento e poderão ser conferidos no site mapa.riocardmais.com.br. 
 
“Desenvolvemos um planejamento para facilitar ao máximo a troca dos cartões Vale-Transporte. Entendemos que os nossos clientes estão sempre em movimento, e a melhor forma de atendê-los seria em pontos por onde se deslocam nos meios de transporte. Dessa forma, eles têm a opção de escolher a melhor data, o horário e o local para substituir o seu cartão antigo pelo novo Riocard Mais. Estamos repetindo um modelo de sucesso adotado na troca do cartão Expresso, em que realizamos a substituição de mais de 3 milhões de cartões. A intenção é fazer a troca de maneira rápida e com transparência para o cliente”, afirma a gerente de Marketing da Riocard Mais, Melissa Sartori.
 
COMO TROCAR
Para realizar a troca, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Vale-Transporte em um dos postos de troca exclusivos. Ao migrar para o Riocard Mais, todas as informações serão transferidas integralmente para o novo cartão, como saldo, recargas e benefícios tarifários - Bilhete Único Carioca (BUC), o Bilhete Único de Niterói e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
 
Não é necessário apresentar documentação, mas atenção: a troca deve ser feita pelo titular do cartão, já que o benefício é pessoal e intransferível. Para dar mais transparência ao processo, o cliente recebe no ato da troca dos cartões um comprovante com os valores dos créditos de transporte que estavam disponíveis no modelo antigo.
 
Vale lembrar que os cartões VT antigos deixarão de ser aceitos gradativamente nos meios de transporte durante o processo de troca, como aconteceu com o cartão Expresso.
 
No processo de substituição do Vale-Transporte, a Riocard Mais contará com o apoio das empresas, que vão ajudar na divulgação a seus funcionários sobre o período, os pontos e os horários para a substituição do cartão antigo. As empresas também poderão informar sobre os benefícios e serviços disponíveis com o novo cartão, como o aplicativo, a nova plataforma de atendimento ao cliente por meio da inteligência artificial e em um clube de vantagens que garante descontos em pontos comerciais conveniados.
 
“Com o Riocard Mais, temos buscado simplificar e facilitar o uso do cartão. Tínhamos 25 faces diferentes para o cartão e reduzimos para apenas três: Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. Nossa proposta é entregar mais praticidade, tecnologia e benefícios aos nossos clientes”, afirma Melissa Sartori.
 
 
MAIS BENEFÍCIOS
O cartão Riocard Mais apresenta, entre as suas principais novidades, um novo design, mais simples e moderno, que facilita a identificação e a utilização em todos os meios de transporte. O Riocard Mais agora é apresentado em apenas três modelos, de acordo com os tipos de cartão disponíveis para o atendimento aos clientes: Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. Cada modelo do novo cartão tem uma cor predominante, que no caso do VT é a laranja, com as informações dispostas na vertical, indicando o seu uso em todos os modais e os locais onde é possível recarregá-lo, inclusive com o endereço do mapa de recarga da Riocard Mais (mapa.riocardmais.com.br).
 
O novo cartão oferece também mais segurança e transparência aos clientes Riocard Mais. Com o novo aplicativo Riocard Mais, agora é mais fácil o controle e a gestão de todas as transações realizadas pelos clientes, como consulta de saldo ou extratos, recarga de créditos de transporte e a localização de pontos de atendimento em lojas físicas ou de parceiros conveniados. O aplicativo, que é intuitivo e simples de usar, tem versões gratuitas disponíveis para celulares com sistemas Android e iOS. Até o momento, já foram feitos mais de 500 mil downloads do novo aplicativo.
 
Com a proposta de aperfeiçoar o atendimento aos clientes, a Riocard Mais inovou também com o desenvolvimento do Tomais, o assistente virtual criado com base em inteligência artificial para melhorar e facilitar o acesso às informações sobre produtos e serviços, de forma clara e objetiva. O atendente virtual é capaz de esclarecer dúvidas e orientar o passageiro sobre temas que vão das funcionalidades do cartão de transporte aos benefícios tarifários e gratuidades, passando pela aquisição de segunda via e pelos endereços de lojas físicas e pontos conveniados. O personagem virtual, que já respondeu a mais de 2 milhões de perguntas, está disponível no Messenger do Facebook e no site do Riocard Mais.
 
Além dos novos recursos tecnológicos, os clientes ainda contam com o Clube de Vantagens Riocard Mais, que oferece descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras. Os associados ao novo clube recebem ofertas em farmácias, lojas, cursos online, aulas de inglês e até mensalidades em universidades, entre outros. Mais informações no site clubedevantagens.riocardmais.com.br.
 
 
NOVOS CARTÕES
Todos os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online). Todas as informações estão no site www.riocardmais.com.br.