Ouça aqui a Rádio Melodia!

Saiba como bloquear ligações indesejadas de bancos

Os consumidores já podem pedir o bloqueio de chamadas telefônicas de financeiras e bancos oferecendo empréstimo consignado. O bloqueio pode demorar até 30 dias para começar a valer.



Idosos são os que estão mais vulneráveis a esse tipo de oferta por telefone. A ouvidoria do INSS recebe, em média, 50 mil reclamações por ano relativas a crédito consignado.



Quem estiver incomodado com as ofertas, basta se cadastrar no site naomeperturbe.com.br.



O site tem ainda outros serviços de bloqueio para ligações indesejadas, conforme sua apresentação:



“O Não me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado).”



O site faz um alerta para que os consumidores não caiam em possíveis golpes: 



“O Não me Perturbe não possui aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais ou bancários.”



A Federação Brasileira dos Bancos afirma que as instituições que não respeitarem o pedido de bloqueio serão punidas.



Como solicitar o bloqueio



Na tela “Cadastro” do website, clique na opção “Solicitar Bloqueio”, onde deverá inserir seu login (e-mail ou telefone) e senha para acesso. Apenas mediante o cadastro no website é possível solicitar o bloqueio. Após iniciar a sessão, na tela “Solicitar Bloqueio”, basta informar o número que deseja realizar o cadastro, selecionando quais as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras deseja não receber ligações.